O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como montar uma franquia de serviços? Dicas de por onde começar

Como montar uma franquia de serviços? Dicas de por onde começar

Sumário

Quer saber como montar uma franquia de serviços? Essa pode ser uma boa opção para um investidor e aqui você conhecerá dicas estratégicas sobre o assunto.

Inclusive, o franchising vive um bom momento. O faturamento anual saltou dos R$ 167 bilhões, em 2020, para R$ 240,6 bilhões, em 2023. Embora, investir nesse mercado possa ser promissor para quem quer ganhar dinheiro, geralmente, a pessoa que deseja empreender, fica com dúvidas.

Com toda a razão, afinal, é um tiro no escuro, envolve capital, que às vezes levou uma vida poupando, para apostar em um investimento que não sabe se vai dar certo.

Neste conteúdo, reunimos informações importantes para lhe auxiliar antes de você fazer um investimento. Isso porque, é necessário você saber o básico para ter sucesso nesta empreitada. Continue a leitura!

O que é uma franquia de serviços?

Uma franquia de serviços é um modelo de negócio onde uma empresa, denominada franqueadora, concede a outros empreendedores, os franqueados, o direito de usar sua marca, métodos e sistemas.

Como funciona a franquia de serviços não é um bicho de sete cabeças. Isso porque, existirá um contrato, onde o franqueado paga taxas à franqueadora em troca de suporte e acesso aos recursos necessários.

Desse modo, você recebe treinamento, orientação e materiais de marketing. A franquia de serviços abrange uma variedade de setores, como: limpeza, consultoria, educação e saúde. A vantagem para o franqueado é a redução de riscos, já que adquire um negócio comprovado e suporte contínuo.

Melhores franquias de serviços para investir

As franquias de serviços oferecem um caminho interessante para empreendedores que buscam estabilidade e crescimento. Neste contexto, destacam-se algumas opções pela rentabilidade e reputação no mercado.

Com setores diversificados, as franquias de serviços proporcionam uma variedade de escolhas para investidores. Contudo, é essencial realizar uma análise cuidadosa de cada oportunidade, considerando fatores como: demanda do mercado, suporte oferecido pela franqueadora e potencial de retorno financeiro.

Agora, vamos explorar algumas das principais opções disponíveis e suas vantagens competitivas. Acompanhe!

[raio_x]

Logo mais, veja como montar uma franquia de serviços. Mas antes, entenda para quem esse modelo de negócio é indicado.

Para quem uma franquia de serviços é indicada?

Uma franquia de serviços é indicada para empreendedores que buscam um modelo de negócio consolidado e com suporte estruturado.

Assim, é ideal para quem deseja iniciar um empreendimento com menor risco, já que conta com uma marca reconhecida e métodos testados. Além disso, é uma opção interessante para quem valoriza a liberdade de ser seu próprio chefe, mas também deseja ter respaldo e orientação.

Seja para quem está ingressando no mundo empresarial pela primeira vez ou para investidores experientes em busca de diversificação, as franquias de serviços oferecem uma oportunidade atrativa de crescimento e sucesso no mercado.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Veja como montar uma franquia de serviços

Na hora de montar uma franquia de serviços, tudo vai depender de vários fatores. Primeiramente, faça uma pesquisa minuciosa dos modelos de serviços. Depois, se informe sobre o tipo de serviço escolhido e siga atentamente os passos.

Em seguida, analise cada etapa, veja qual se identifica com você, de quanto dispõe para investir, escolha o ponto mais influente e saiba negociar.

Peça ajuda de alguém entendido neste aspecto, avalie os pontos fracos e fortes dos concorrentes, converse com o franqueador e conheça bem a marca.

Por fim, confira se está tudo certo mesmo, papéis, contrato e mais. Tudo isto é de suma importância. Separamos mais dicas para você ter sucesso na hora de montar o seu negócio. Confira!

Tenha a certeza que você quer trabalhar com serviços

Neste modelo, o franqueador cria e o franqueado comercializa os seus serviços. Dito isso, veja se é o modelo de negócio que deseja.

Procure um negócio que você goste, que seja prazeroso, porque assim você vai se sentir mais confortável, levando em conta que estará sempre lidando com várias situações no dia a dia da unidade.

Sendo assim, melhor que seja algo compatível com o seu perfil, ou do contrário pode se tornar desgastante e rotineiro. Por fim, você perderá o entusiasmo.

Saiba o quanto você pode pagar

Para o início você precisa ter um capital para a movimentação, ou seja, capital de giro. Isso porque, empreender vai gerar algumas despesas, por exemplo: o valor do investimento, pagamento de fornecedores, funcionários caso tenha etc.

O dono da marca é como um sócio e você tem que pagar a taxa de franquia combinada no contrato. Assim, com dinheiro em caixa a rede é capaz de manter o funcionamento. Mas evite fazer empréstimos, pois nem sempre as linhas de crédito são viáveis.

Selecione os tipos de serviços para você atuar

Entre os tipos de serviços que você pode atuar, existem ramos bem diversos. Então, para quem busca um negócio mais tradicional, por exemplo, o segmento de Seguros, instituições financeiras ou manutenção e reforma, podem ser uma boa oportunidade.

Já o setor da Estética pode ser uma boa alternativa para quem gosta do ramo da beleza. Nesse sentido, para aqueles que gostam mais de lidar com pessoas, existem franquias no ramo educacional ou prestação de serviços. Já para os mais criativos há o marketing que pode ser uma boa opção.

Pesquise opções de franquias para abrir

Nesta etapa, selecione as franquias que mais chamaram a sua atenção, realizando uma pesquisa mais aprofundada sobre cada uma delas.

Afinal de contas, como vimos no tópico anterior, existem muitas opções de franquias em ramos diversos para todos os gostos e perfis de empreendedor.

Inclusive, uma forma de avaliar a melhor franquia para o seu perfil, pode ser analisar a sua formação na faculdade ou em um curso técnico.

Sendo assim, essas informações podem lhe dar um bom norte de qual caminho seguir. Afinal de contas, com certeza vão haver franquias que se encaixem próximas dos temas estudados.

Portanto, após selecionar o empreendimento, é necessário pesquisar bem frente às inúmeras opções de franquias para investir.

Assim, procure entender os valores da empresa e os benefícios oferecidos para ter a certeza de realizar a escolha certa e de forma segura.

Então, não hesite em dedicar bastante tempo para esta etapa e pesquise nos sites das franqueadoras todas as informações que você precisa para tomar sua decisão final.

Valide as franquias

Agora, sabendo tudo sobre o assunto, se já pesquisou os modelos e sabe qual está mais de acordo com seu perfil, valide o modelo que mais lhe interessou.

Desse modo, procure se tornar um cliente da marca. Até porque, é dessa forma, colocando em prática que você vai ter certeza, mais conhecimento e experiência para entrar no caminho do empreendedorismo de sucesso!

Fale com as franqueadoras

Após estar ciente de tudo que realmente quer, o passo seguinte é marcar um agendamento com a franqueadora. Isso porque, é a responsável pela marca que você escolheu. Sendo assim, procure ficar por dentro de tudo. Afinal, cada detalhe faz diferença.

Peça dados dos serviços, qual formato do negócio, exija ver documentos, faturamento, investimento, conforme as leis das franquias e se está tudo nos trâmites corretos.

Escolha a melhor franquia

Se chegou até aqui, já tem muitas dicas para seguir. Assim, você está apto para escolher a melhor franquia. Mas procure optar por aquela mais segura. Nesse sentido, verifique se a marca é rentável, avalie o mercado.

Logo, confira se o negócio está sólido ou oscilando, público-alvo, reputação, entre outros indicadores fundamentais para avaliar a empresa.

Adquira e monte sua franquia

Já está decidido a abrir a sua franquia, não é mesmo? Então, invista no modelo de serviços, que lhe chamou a atenção. De acordo com todos os passos acima, monte a sua franquia e vá em frente, com coragem, determinação e dedicação, tudo isto contribuirá para o sucesso do seu negócio.

Mas lembre-se de avaliar a sua capacidade de investimento para não “dar um passo maior que a perna”. Inclusive, para quem quer empreender usando pouco dinheiro, existem microfranquias diversas, que são modelos de negócio mais econômicos.

A maioria delas funciona em um modelo de negócio Home Office, que é mais econômico do que o formato de Loja Física. Então, como dito, procure analisar cada franqueadora e tire suas dúvidas. Uma boa dica é conversar com outros franqueados para entender sobre a realidade do negócio.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu como montar uma franquia de serviços. Ainda, descobriu dicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu próprio negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje