O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Alimentação » Como montar uma franquia de açaí: guia prático para ter sucesso

Como montar uma franquia de açaí: guia prático para ter sucesso

Sumário

Quer saber como montar uma franquia de açaí e aproveitar este mercado crescente no Brasil? Veja algumas dicas que separamos para você aqui.

No Brasil, segundo pesquisa, o mercado de açaí apresenta um crescimento de cerca de 15% ao ano. Desse modo, o consumo da fruta é alto, o que demonstra que é uma boa alternativa de investimento.

Assim, existem lojas espalhadas por todo o território nacional. São negócios nos mais diversos modelos voltados para diferentes públicos. Por isso, fique atento às informações que trazemos para você a seguir e ganhar dinheiro. Continue a leitura!

Saiba como montar uma franquia de açaí

Uma forma mais simples de começar um negócio para a comercialização do açaí é por meio de uma franquia. Este modelo de negócio é atrativo e não exige experiência do empreendedor.

Nesse sentido, como todo negócio, o empreendedor deve ficar atento para analisar bem a situação, estudar o mercado e as possibilidades. Assim, após decidir por investir, o processo de como montar uma franquia de açaí tem algumas etapas fundamentais, sobre as quais falaremos agora. Acompanhe!

1. Compare as opções de franquia de açaí

Primeiramente, o empreendedor deve analisar as redes de franquias que estão no mercado de açaí. São muitos modelos de negócios, com investimento inicial variado e estrutura diversas.

Dessa forma, o empreendedor deve buscar aquela que melhor se encaixa ao seu perfil, bem como a mais adaptada para a sua região de atuação. Do mesmo modo, o empreendedor deve ficar atento à qualidade do produto e outros detalhes da operação que fazem diferença no desenvolvimento do negócio.

Aqui, separamos opções de franquias de açaí, explicando um pouco sobre cada uma delas para você conhecer melhor estas marcas.

[raio_x_esf]

2. Leia a COF das marcas

Uma das etapas mais importantes de como montar uma franquia de açaí é a leitura atenta da Circular de Oferta de Franquia (COF). Trata-se de um documento produzido pelas franqueadoras que traz nele diversos tipos de informações relevantes em relação ao modelo de negócio.

Este documento é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei 13.966/19), que explicita alguns pontos que devem estar presentes na COF.

Por exemplo, nela devem estar os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado. Por exemplo, quais os suportes devem ser oferecidos aos empreendedores que adquirem uma unidade da marca.

Da mesma forma, deve haver informações sobre os investimentos necessários para o negócio, assim como o prazo do retorno financeiro. Por conter estas e outras informações é que o empreendedor deve analisar bem a COF das franquias nas quais pretende investir.

Ainda de acordo com a Lei de Franquias, o empreendedor tem no mínimo dez dias para analisar o documento antes de assinar o contrato.

Estudando estes documentos, você consegue comparar os pontos positivos e negativos de cada uma das redes de franquias. Nesse sentido, conseguirá escolher o negócio mais adequado para você.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

3. Experimente os produtos da franquia

Já falamos anteriormente que a qualidade dos produtos faz muita diferença no estudo de como montar uma franquia de açaí. Seria como comprar um carro, onde você analisa o automóvel, vê como é bonito, lê no manual que informa que ele tem um motor potente etc.

Mas se você não sentar no banco e dirigir, não saberá o quanto ele é bom, ou se é aquilo que você esperava. Ainda, se terá conforto ao dirigi-lo. No caso do açaí, também é necessário este “test drive”.

O sabor do produto atraiu um grande mercado consumidor, e o público está cada mais exigente. Logo, antes de escolher uma franquia, faça uma pesquisa de campo e prove o produto de cada uma delas.

Da mesma forma, busque saber a procedência do açaí para entender se a cadeia produtiva dele é de um padrão considerável. Assim, se você não gostar do produto, o que dirá o seu público-alvo, que sempre busca uma experiência positiva no consumo do açaí?

4. Converse com outros franqueados

Já dizia o saudoso mestre Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”! No empreendedorismo isso não é diferente.

Na COF das franqueadoras deve constar o contato dos franqueados e ex-franqueados da rede para que o empreendedor possa conversar com eles. Sendo assim, busque informações sobre a operação da franquia de açaí no dia a dia, se existem problemas graves, como logística e qualidade.

No documento, muitas das informações podem não condizer com a realidade. Assim, veja com os parceiros da marca se os suportes da franqueadora são oferecidos a todos.

Do mesmo modo, entenda se a rentabilidade se aproxima daquela prometida pela franqueadora, bem como os custos de instalação.

O empreendedor deve estar atento, pois as franqueadoras desejam vender franquias, bem como um modelo ideal da marca. Então, caso algo não condiz com a realidade, você precisa saber.

Por fim, este tipo de informação lhe deixará mais por dentro da rotina da operação da franquia, evitando surpresas desagradáveis.

5. Tire todas suas dúvidas sobre a franquia

Depois de ler a COF e conversar com os franqueados e ex-franqueados, caso ainda restem dúvidas, não deixe se saná-las. Busque a franqueadora para saber mais sobre a operação, pergunte sobre detalhes que não estão no documento, mas podem surgir no dia a dia da unidade.

Por exemplo, converse com um consultor da marca para tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócio. Enfim, algumas franquias permitem que o empreendedor acompanhe o dia a dia de uma unidade para conhecer melhor a operação.

Dessa forma, o empreendedor poderá ver como montar uma franquia de açaí nos mínimos detalhes e, ainda, entender como desenvolver a unidade.

6. Escolha a melhor franquia de açaí

Depois de fazer todas estas análises que falamos anteriormente, cabe agora ao empreendedor escolher a melhor franquia. Por exemplo, conhecendo bem como é o modelo de negócio de cada franquia, você consegue analisar qual delas combina mais com o seu perfil.

Do mesmo modo, principalmente para empreendedores menos experientes, veja franquias que oferecem os suportes mais eficientes. Que possuem uma gestão mais simples e equipes disponíveis para auxiliar na gestão e na resolução de problemas.

Outro ponto importante para a escolha da melhor franquia é sua capacidade de investimento. Não comprometa a sua organização financeira. Prefira os investimentos mais seguros e conforme o seu capital.

Isso porque, são vários fatores que irão influenciar na escolha da melhor opção. Por isso, o empreendedor deve ter calma e não se afobar nesta escolha.

7. Siga as orientações da franqueadora

Assim que assinar o contrato de franquia, o empreendedor já é um franqueado e terá acesso a informações mais internas da rede. Desse modo, receberá treinamentos e orientações para a abertura da unidade. Nessa hora que o modelo de franquia se faz bem vantajoso.

Isso porque, o franqueador recebe treinamento para a operação da unidade, para produzir os itens do cardápio e realizar os atendimentos. Ainda, maneiras de acondicionar o açaí, entre outros detalhes.

A franqueadora apresenta manuais para que cada produto tenha as medidas certas para servir e como deve ser a apresentação. Tudo de forma a manter o padrão de qualidade e da marca.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia na escolha do ponto comercial para a instalação da unidade. Por meio de estudos de geomarketing, será indicado o local que mais o aproxima do seu público-alvo.

Esta é uma etapa importante, tendo em vista que uma boa localização pode fazer toda a diferença no desenvolvimento do negócio. O empreendedor deve estar atento às orientações da franqueadora, pois é a empresa que tem a expertise para saber a melhor forma de gerir a unidade.

8. Aproveite do suporte da franqueadora

O suporte dado pela franqueadora ajuda muito no processo de como montar uma franquia de açaí. Ela irá orientar a melhor forma de iniciar este empreendimento e ter o retorno esperado. Portanto, aproveite este suporte e considere as orientações da franqueadora da melhor forma possível.

Uma das grande vantagens de começar um negócio de franquia é ter um plano de negócio traçado pela franqueadora. Nele, o empreendedor já consegue visualizar o seu caminho no empreendimento.

Porém, o empreendedor que deseja deixar o seu negócio com a sua cara, formatar tudo à sua maneira, não deve escolher o modelo de franquia. Por contrato, o franqueado deve seguir os padrões de produção e de atendimento, bem como o layout do estabelecimento.

Dessa forma, se o empresário não deseja seguir estas orientações, este não é modelo de negócio ideal para ele. Por outro lado, pode aproveitar este direcionamento da franqueadora, que já tem experiência no mercado. Dessa maneira, consegue-se identificar as melhores práticas para o setor.

Por fim, vale ressaltar que é possível que o franqueado faça pequenas modificações em sua unidade, com o aval da franqueadora. São ações que não vão comprometer a estrutura do negócio, mas que podem dar um toque singular para a unidade.

9. Divulgue sua loja!

O trabalho de marketing faz parte do dia a dia dos empreendimentos, pois as marcas precisam ser vistas pelos consumidores. Um dos passos de como montar uma franquia de açaí é a etapa final de divulgação do empreendimento. A inauguração é a hora de mostrar seu estabelecimento para toda a sua região.

Este trabalho de divulgação deve usar os melhores meios para captar os clientes. De maneira simples, o uso de faixas e panfletos na região é um bom começo. Portanto, algumas ações no ambiente virtual também pode ser usadas, principalmente por conta da força das mídias sociais.

Dessa forma, faça a divulgação por meio de redes sociais, blogs, sem esquecer jornais de bairros, seja em formato online ou impresso. Do mesmo modo, busque parcerias para fortalecer o laço com a região e, assim, atrair o público. Seja com lojas mais antigas da região, bem como clubes, academias, entre outros.

Além disso, sendo uma franquia, o empreendedor deve aproveitar o reconhecimento que a marca possui. Um dos suportes oferecidos pelas franqueadoras é para o marketing das unidades.

Sendo assim, produz conteúdos, direciona a forma mais eficiente para fazer a divulgação, além das ações da própria rede como um todo.

Viu como existem alguns cuidados para o processo de como montar uma franquia de açaí? Com este modelo de negócio, pode ser mais fácil para o empreendedor alcançar o sucesso. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje