O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Como montar uma agência de turismo lucrativa

Como montar uma agência de turismo lucrativa

Sumário

Quer saber como montar uma agência de turismo? Seu sonho é se tornar um empreendedor de sucesso no ramo que você mais gosta? Continue a leitura deste passo a passo e saiba como abrir a sua.

O objetivo de quase metade dos brasileiros é abrir o próprio negócio. Porém, muitas esbarram na falta de conhecimento sobre o universo do empreendedorismo, e acabam por desistir de apostar em um empreendimento.

Por isso, para que você se torne de uma vez por todas um empreendedor do ramo de turismo, nós preparamos esse conteúdo com um passo a passo que vai direcioná-lo para o seu objetivo.

Assim, será mais fácil compreender todas as etapas do investimento para que você possa seguir essa trajetória com mais tranquilidade. Para conhecer o tutorial de como montar uma agência de turismo, continue a leitura!

O cenário as franquias de turismo

O segmento de turismo é um setor muito promissor para quem pretende se tornar empreendedor do ramo. Isso porque há uma boa variedade de possibilidades.

As agências de viagens apresentam diferentes formas de atuação dos empreendedores, principalmente de quem decide investir em uma franquia. Há pacotes de serviços voltados para negócio, lazer e outras atividades. E essa atratividade chama a atenção dos clientes.

Os motivos que favorecem o bom andamento do setor são as características do próprio País. O Brasil é um País favorável para o turismo interno e também internacional.

Um outro fator que favorece o ambiente das agências de viagens é que elas podem oferecer diversas soluções para público-alvo.

Seja para jovens, adultos, crianças ou idosos, as possibilidades são diversas e atendem a todas as demandas. Isso porque, o turismo não é só para o lazer, mas para todas as situações: há pacotes especiais para intercâmbio de trabalho ou estudos e experiências religiosas, por exemplo.

Quais as vantagens de investir em uma franquia de agência de viagem?

Ao optar pelo modelo de franquia de agência de viagens e turismo o empreendedor já alcança uma vantagem competitiva no mercado. Tanto pelo segmento, quanto pelo modelo de negócios que são as franquias.

Isso significa dizer que uma franquia é um modelo de negócio que já vem pronto para atuação. Já foi testado e aprovado pela franqueadora, que desenvolveu processos para proporcionar maior segurança de atuação.

Quando se escolhe esse tipo de negócio, você recebe todo um planejamento pronto para colocar em prática na nova unidade.

Uma outra vantagem de investir nas franquias de agências de turismo é a oportunidade de poder trabalhar com inúmeros parceiros de turismo que facilitam as negociações. Dessa forma, pode conseguir boas oportunidades de pacotes de viagens de acordo com as necessidades de cada cliente.

Entre as parceiras, estão as companhias aéreas, hotéis, passeios turísticos e outros serviços. Elas são importantes porque facilitam a atuação da franquia no mercado e chamam a atenção dos clientes que buscam melhor custo-benefício.

Perguntas e respostas sobre como montar uma agência de turismo

Quem deseja entrar para o ramo, tem muitas dúvidas sobre as possibilidades de negócios e como ingressar no setor. Por essa razão, selecionamos neste tópico as principais perguntas sobre o assunto. Acompanhe.

Como montar um planejamento de uma agência de turismo?

Toda empresa que se preze precisa se organizar para montar um planejamento e, então, colocar em prática o plano de abertura do negócio. Seja de uma agência de viagem ou não.

Esse processo é fundamental para que você consiga colocar operar com mais segurança, sabendo todos os passos que precisam ser dados de acordo com a etapa da franquia.

Dessa forma, será mais fácil desenvolver ações estratégicas e se organizar financeiramente para o dia a dia à frente de seu negócio.

Porém, se a sua opção for uma franquia, você não terá que se preocupar com essa questão. Isso porque, nas franquias você já recebe um plano de negócios desenvolvido pela franqueadora.

Ou seja, transfere todo o know how que foi desenvolvido ao longo da trajetória da marca, além de entregar o plano de negócios. Esse planejamento já apresenta todos os passos e cuidados que precisam ser tomados para que a unidade atinja o ponto de maturidade.

Assim, a sua função será colocá-lo em prática com dedicação e empenho para que ele funcione da melhor forma possível.

Como montar uma agência de turismo de impacto social?

O Brasil é considerado um país rico em culturas, e os consumidores de turismo têm buscado muito mais do que uma experiência estereotipada de fazer viagens e passeios.

Essa mudança de comportamento de muitos consumidores de turismo está se tornando uma nova tendência de mercado.

Com esse objetivo, as empresas estão focando em oportunidades voltadas para um turismo responsável, que visa conhecer novas culturas. Além de levar oportunidades sustentáveis e apostar nas vivências pessoais.

Mais conhecido como turismo de experiência, ele visa ampliar o intercâmbio cultural colocando as comunidades locais para entrar em contato direto com o turista. Inserindo-os no contexto social e transformando estereótipos sobre determinada localidade.

Na verdade, essa é uma opção de roteiro turístico oferecida dentro de uma agência de turismo convencional como uma alternativa diferenciada de viagem.

Como montar uma agência de turismo home office?

Para saber como montar uma agência de turismo virtual ou home office, basta que você identifique a rede que mais tem proximidade com o seu perfil e objetivos profissionais.

É importante pesquisar por uma marca que trabalhe com o modelo de franquia home office. Esse estudo pode ser feito com base em pesquisas na internet e na análise de documentos da rede, como a Circular de Oferta de franquia (COF).

A COF traz informações detalhadas sobre o investimento, como valores, taxas, características e dados sobre cada modelo de franquia. Neste momento, observe se a rede trabalha com o modelo de franquia de agência de turismo home office e quais as características do formato.

A vantagem do modelo de home office é o valor de aquisição. Por se tratar de uma opção que não depende de ponto físico, os custos de abertura e despesas da loja são excluídos. Sendo portanto uma opção de franquia barata no segmento.

O franqueado vai precisar apenas de um computador e uma boa internet para trabalhar no seu empreendimento de agência de turismo. Essa é também uma boa maneira de saber como montar uma mini agência de turismo.

Uma agência de turismo home office é o mesmo que montar uma agência de turismo on-line. As redes trabalham com softwares próprios para gerenciamento e operação da franquia, o que torna o dia a dia de trabalho muito mais prático.

Assim, com os softwares próprios, é possível que o franqueado faça reservas, compras e todas as outras funções que estariam disponíveis se estivesse em uma loja física.

Como abrir uma franquia de agência de turismo?

O processo para montar uma agência de turismo é bem simples e deve seguir um passo a passo importante para segurança do investimento.

Assim, acompanhando as dicas de como montar uma agência de viagens e turismo, basta decidir pela rede que você mais se identifica, sempre observando suas condções de investimento. Depois, siga todas as normas de padronização e treinamentos da rede.

Escolha o seu modelo de negócio

Primeiramente, você deve escolher qual a marca de franquia deseja atuar. Para isso, faça contato com a empresa pelo site. Nos sites das redes ficam disponíveis espaços para contato de candidatos a franqueados.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Preencha a ficha com seus dados pessoais e telefone para que a empresa entre em contato com você. A franqueadora irá realizar entrevistas para conhecer o seu perfil e condições de investimento. Tendo o seu perfil aprovado, você receberá as documentações relativas ao investimento, como a COF e o contrato de franquia.

Organize o seu ambiente de trabalho

Se a sua opção for uma loja física, contará com uma consultoria de como montar uma agência de turismo. Nsse moment,o será iniciado o suporte da franquia, com o apoio da implantação para adequação do ponto e análise de viabilidade do local.

Porém, se a sua opção for uma franquia de turismo home office, já pode considerar um espaço na sua casa para o seu trabalho.

Organize um ambiente tranquilo que será o seu espaço para executar o seu trabalho com tranquilidade e sem interrupções. Esse momento será precioso para o sucesso do seu negócio.

Organize a sua rotina de trabalho

Tenha disciplina e foco para gerir a sua franquia. Organização faz parte da rotina de todo empreendedor que deseja desempenhar um bom trabalho.

Crie sua rotina organize sua agenda e suas atividades, e sempre esteja em contato com a franqueadora para resoluções de dúvidas e desafios. Assim, você terá maior tranquilidade ao desempenhar suas tarefas.

Atenda bem aos seus clientes

Nem precisamos dizer que o seu cliente é o seu maior bem. Sem ele o seu empreendimento não vinga. Por isso, valorize um atendimento de qualidade à frente de sua franquia.

Esteja sempre atento para buscar as melhores condições e prestar a melhor experiência de atendimento que ele pode ter. Certamente conseguirá não só fidelizar os clientes, mas ser uma referência para novas recomendações.

Agora que você já sabe o passo a passo de como abrir uma franquia de turismo, conheça algumas opções de negócios de destaque no franchising. Veja a seguir.

Melhores opções de franquias de agência de turismo

Neste tópico vamos mostrar algumas oportunidades de negócios bem interessantes para quem está em busca de como investir em uma franquia de turismo.

Existem opções de franquias de agência de viagem de loja física ou de home office. As formas de atuação de cada rede também são diferenciadas. Por isso, é importante estudar bem as marcas que mais lhe chamarem atenção.

[raio_x_esf]

Quem pode abrir uma agência de turismo?

Qualquer pessoa com interesse no setor de turismo e disposição para empreender pode abrir uma agência de turismo. Não há restrições específicas em relação à formação acadêmica, mas é recomendado ter conhecimentos sólidos sobre o mercado, destinos turísticos e serviços relacionados.

Profissionais com experiência prévia na área, como agentes de viagens, guias turísticos ou gestores de hospedagem, têm uma vantagem, pois já possuem familiaridade com as operações e demandas do setor.

É importante também possuir habilidades de gestão, planejamento e negociação, pois a agência de turismo envolve a organização de pacotes, a negociação com fornecedores e a prestação de serviços de qualidade aos clientes.

Além disso, é necessário atender às exigências legais e regulatórias do país em que se pretende abrir a agência, obtendo as licenças e autorizações necessárias.

Ter um bom network e estabelecer parcerias com empresas de turismo, companhias aéreas, hotéis e outros prestadores de serviços é fundamental para o sucesso do negócio.

No encerramento, desejo boa sorte ao investidor que tem interesse em abrir uma agência de turismo. Com dedicação, conhecimento do mercado e um planejamento sólido, é possível aproveitar as oportunidades e oferecer experiências memoráveis aos clientes. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje