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Como montar uma loja de cosméticos? Veja facilidades da franquia

Deseja entender como montar uma loja de cosméticos, mas ainda tem dúvidas se é isso mesmo que você quer?

Empreender não é uma decisão fácil. Mesmo quando todos os sinais mostram que você está no caminho certo. No caso de quem deseja entrar para o concorrido mundo dos cosméticos, a história não seria diferente.

Porém, existe uma maneira de começa no ramo já tendo resultados satisfatórios. Ou seja, por meio das franquias. Quer saber mais a respeito? Então esse texto é para você. Acompanhe a leitura.

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Vale a pena ter uma loja de cosméticos?

Para saber como montar uma loja de cosméticos, a primeira coisa que você deve ficar atento é com relação aos números do setor. Nesse caso, estamos falando de um dos maiores mercados do mundo.

O Brasil, só em 2019, de acordo com a Euromonitor, atingiu um faturamento superior a 29,6 bilhões de dólares. Até 2030, o maior país da América Latina terá um crescimento médio de 4,7% para o setor, como prevê a Goldstein Research.

Não à toa, o Brasil está entre os quatro maiores mercados de cosméticos do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os resultados de 2020, mesmo com a pandemia, são promissores. A expectativa era de fechar o ano 1,1% acima de 2019.

Contudo, mesmo diante das limitações, o resultado foi ainda melhor. O crescimento superou a marca dos 5,8%, sendo puxado pela alta na procura por produtos de cuidado de pele (21%) e perfumaria (8%).

O mercado voltado para as franquias também é bastante animador. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que o segmento de “Saúde, Beleza e Bem-Estar” foi um dos que mais cresceram durante a crise.

Vantagens de montar franquia de loja de cosméticos

Vários produtos cosméticos expostos sobre uma mesa com fundo colorido (imagem ilustrativa). Texto: como montar loja de cosméticos.
As franquias de cosméticos oferecem uma série de vantagens.

É importante que você fique atento a algumas questões, principalmente quando falamos de franquias, ao pesquisar como montar uma loja de cosméticos.

São pontos que podem influenciar o sucesso do seu empreendimento diretamente.

Processo mais rápido

O acesso a uma estrutura pronta é uma das maiores vantagens de se tornar um franqueado. Graças a isso, não é necessário se preocupar com a elaboração de um plano de negócio, por exemplo.

Pois no caso das franquias, tudo já está pronto. Portanto, basta você adquirir o direito de usar a marca, abrir a sua loja e começar a obter resultados.

Em outras palavras, você entra para o mercado um passo à frente dos outros empresários!

Suportes da franqueadora

Outro destaque das franquias é o suporte oferecido pela franqueadora. Esse auxílio é obrigatório e está previsto em lei.

Assim que você decide se tornar um franqueado, a empresa logo precisa oferecer todas as condições para a sua atuação de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Dentro desse suporte estão os treinamentos. Logo, mesmo com pouca ou nenhuma experiência na área, você terá plenas condições de desenvolver o seu trabalho.

Todavia, é importante fazermos uma pequena ressalva. As franquias são empreendimentos em que você precisa seguir algumas orientações e normas estabelecidos pela própria marca.

Mas isso não envolve as questões administrativas e de gestão do negócio, que ficam por sua conta. Não à toa, o franchise é conhecido como um modelo “semi-independente”.

Contudo, mesmo que você tenha liberdade para gerir sua unidade da maneira que achar mais correta, isso não quer dizer que a franqueadora dará as costas para você.

Caso queira, é possível consultar ou solicitar dicas e sugestões para uma gestão mais tranquila.

Marca de franquia já reconhecida no mercado

Antes de pensar em como montar uma loja de cosméticos, não podemos deixar de citar como escolher uma franquia facilita a aquisição de clientes.

Uma das principais vantagens é ter justamente uma marca de sucesso por trás, evitando todo o processo de ganho de autoridade.

Caso opte por algo do zero, você precisa se preparar para ter os primeiros meses de baixa procura. Uma marca nova não costuma atrair tantos consumidores de uma vez.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, mais de 60% dos brasileiros são fiéis a uma marca. Além disso, das pessoas 71,2% influenciam um familiar a comprar no mesmo lugar.

Previsão de gastos

Por fim, não podemos deixar de destacar como abrir uma franquia permite um planejamento financeiro mais certeiro.

Durante a montagem do seu plano de negócio, é preciso levar em consideração diversos fatores que farão você ter uma noção dos gastos necessários para tirar o projeto do papel.

Como se trata de uma previsão, é impossível saber se precisará gastar muito dinheiro ou não. Porém, no caso das franquias, isso é diferente, pois você recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Com a COF, é possível ter uma noção exata do valor necessário. A única questão que não tem como ser definitiva é com relação a estruturação da loja, que exige reforma, além do valor do aluguel.

Tais fatores podem variar de cidade para cidade, e também em função da Economia.

Como montar uma loja de cosméticos por conta própria?

Abrir um negócio do zero exige muita atenção em diversos aspectos. Você deve estar alinhado com uma série de questões que, se mal interpretadas, podem prejudicar a sua ideia antes mesmo de ela sair do papel.

Mas esse é apenas um dos riscos. Segundo o Sebrae, mais de 70% das marcas iniciadas do zero, fecham as portas antes de completar 10 anos. Com as franquias, esse número não passa de 15%.

Isso porque o processo para se tornar um franqueado é muito mais simples e seguro. Por isso essa diferença tão grande!

Para abrir a sua franquia, é importante pesquisar detalhes sobre a franqueadora, entrar em contato com outros empresários da rede, consumir os produtos etc.

Em síntese, faça uma analise detalhada para encontrar a melhor marca para seus objetivos.

Não se guie apenas pelo dinheiro, seja investimento ou faturamento. Isso pode mascarar informações importantes sobre o negócio que você está prestes a abrir. Vá em direção ao melhor custo-benefício.

3 franquias de cosméticos para abrir e lucrar

A seguir, separamos algumas franqueadoras para que você possa conhecer e pesquisar mais a respeito. Quem sabe a sua chance para mudar de vida não está em alguma das opções abaixo?

1. Orgânica

Vemos um carrinho da orgânica exposta em um shopping (imagem ilustrativa). Texto: como montar loja de cosméticos.
A franquia Orgânica oferece o modelo de carrinho para seus franqueados.

A franquia Orgânica é uma empresa que oferece um modelo único para os franqueados que desejam entrar para o segmento de cosméticos, principalmente os 100% naturais.

Com base nesse viés, a franqueadora tem desenvolvido um trabalho de qualidade no mercado nacional, se tornando uma referência. O catálogo de produtos da franquia é um dos mais completos.

Existem diversas produtos para os diferentes públicos. Podemos destacar, inicialmente, os shampoos, cremes, sabonetes e loções com fragrância única e que oferecem diversos benefícios para a pele e corpo.

A Orgânica oferece três modelos de negócios que se distinguem apenas com relação aos benefícios do seu e-commerce. Por fim, há o que oferece uma estrutura diferenciada.

O mais básico, chamado de “Padrão”, permite que você apenas defina o nome da sua loja, o layout e as cores. Os demais modelos contam com a possibilidade de criar uma identidade única, com logo personalizada.

Agora, caso queira contar com um empreendimento físico, a possibilidade é o modelo Orgânica Express. Nesse caso, você adquire um carrinho pronto para realizar as vendas e se deslocar por onde desejar. 

Já no formato e-commerce, você precisará apenas de um computador com acesso à internet. Não é preciso se preocupar com a logística de entrega dos produtos.

Essa estratégia fica por conta da própria franqueadora, facilitando ainda mais o seu trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 9,2 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

2. Natura

Uma das marcas brasileiras de maior sucesso no mundo, a Natura oferece uma série de produtos de alta qualidade.

Desde a sua inauguração, na década de 1960, a franqueadora leva para todo o país o que existia de melhor no ramo dos cosméticos.

Se você deseja se tornar um franqueado da Natura, terá à sua disposição linhas voltadas para corpo, rosto, cabelos etc. Seja para o público masculino, feminino ou infantil.

  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Quer saber quanto custa uma franquia Natura, além de outras informações sobre a marca? Então assista ao vídeo abaixo!

3. Água de Cheiro

Outra marca muito conhecida para quem deseja saber como montar uma loja de cosméticos, a Água de Cheiro está entre as mais tradicionais do país.

Com mais de 40 anos de história, ela se destaca pelos seus produtos de primeira linha. Atualmente, se você quiser abrir uma franquia da marca, poderá optar pelos modelos de loja ou quiosque.

Cada uma possui seus valores e disposições diferentes. Basta entrar em contato com a Água de Cheiro para conhecer as características de cada um.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre o mercado de perfumes e cosméticos. Não apenas temos os números em destaque, mas também as facilidades ao optar por uma franquia.

Gostou do nosso conteúdo sobre como montar uma loja de cosméticos e deseja aprender mais? Então continue com a gente e confira o artigo “Empreendedores de sucesso: tudo que você precisa saber para ser um”.

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