O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Veja esse guia prático de como investir em uma franquia

Veja esse guia prático de como investir em uma franquia

Sumário

Para saber como investir em uma franquia e ter sucesso como empreendedor, é necessário seguir algumas dicas. Quer saber mais? Acompanhe a leitura.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias como um todo teve um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Logo, investir nesse mercado pode ser uma alternativa interessante para quem quer empreender.

Seja para crescer ou para se tornar uma referência no mercado, empreender com uma franquia pode realizar o seu sonho de ter o próprio negócio.

Nesse sentido, preparamos o texto a seguir, um guia prático em dez passos de como investir em uma franquia de forma fácil e segura. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Qual é a melhor franquia para investir?

A princípio, para saber como investir em uma franquia de qualidade, é importante descobrir qual o melhor empreendimento para você.

Sendo assim, faça um levantamento completo sobre a reputação da marca e suas características. Isso porque, você poderá comparar estes dados com o seu perfil de investir.

Embora possa não parecer, você precisa identificar quais são os seus pontos fortes e fracos antes de abrir uma unidade de franquia.

Dessa forma, será possível identificar qual tipo de empreendimento mais combina com você. Ou seja, se será algo relacionado à venda de produtos ou à prestação de serviço, por exemplo.

Tendo isso em vista, o processo para se tornar um franqueado fica muito mais fácil. Porém, existem outras questões importantes a se considerar na hora de abrir uma franquia.

Entenda como funciona uma franquia

Quando uma empresa decide expandir a sua área de atuação, uma das estratégias mais em conta que você pode encontrar é o sistema de franquias.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Dessa forma, você passa a explorar comercialmente os produtos e serviços da franqueadora. Mas para que isso funcione, o futuro franqueado precisa seguir algumas diretrizes.

Essas normas são estabelecidas pela franqueadora e têm como intuito criar uma padronização. Assim, independentemente de onde a matriz estiver, terá certeza de que as novas unidades estarão seguindo a cultura e missão da marca. Isso, como resultado, fortalece toda a rede.

Contudo, para garantir o cumprimento dessas ações, as franquias precisam oferecer um suporte. Graças a esse departamento, o empresário consegue ter acesso a treinamentos e auxílios para gerenciar o seu negócio.

Lembrando que mesmo que existam algumas limitações, as franquias são negócios conhecidos como semi-independentes. Ou seja, o você tem toda liberdade para cuidar da gestão e administração da sua unidade.

Graças a esse sistema, em que ambas as partes se ajudam, o modelo de franquias se faz tão seguro. Além disso, tais características geram um impacto positivo no setor como um todo. Logo mais, descubra qual o passo a passo para investir em uma franquia. Mas antes, confira o desempenho do franchising.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Desempenho do setor de franchising no Brasil

O setor de Franchising no Brasil apresentou um crescimento notável, de acordo com a ABF, registrando um aumento significativo de 13,8%, em 2023, comparado com 2022.

Esse crescimento impressionante é impulsionado pela diversidade de segmentos presentes no universo das franquias, desde Alimentação até Serviços Especializados. A estratégia adotada pelas franqueadoras, aliada ao suporte consistente aos franqueados, desempenha um papel importante nesse sucesso.

O fortalecimento do poder de compra da população, a busca por empreendedorismo seguro e a confiança no modelo de franquias contribuem para esse cenário positivo.

Com projeções otimistas para o futuro, o setor de Franchising no Brasil continua a ser uma opção atrativa para investidores, ressaltando a importância da colaboração entre franqueadoras e franqueados para sustentar esse crescimento dinâmico.

Passo a passo de como investir em uma franquia

Chegou o momento de entender como investir em uma franquia com segurança. São dez dicas para conseguir encontrar o investimento ideal e que melhor conversa com o seu perfil.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Mas antes, é preciso fazer um destaque: não escolha o seu negócio apenas por causa do valor de investimento ou do retorno financeiro que pode gerar. Isso porque, é preciso considerar o todo.

Portanto, estude com cuidado cada orientação e não tenha pressa para tomar a sua decisão final. Isso porque, nesse modelo de negócio, o mais importante é conseguir encontrar uma marca parceira, quase uma “melhor amiga”. Em outras palavras, tem que haver identificação de ambas as partes.

1. Escolha no que investir

O primeiro passo para saber como investir em uma franquia é fazer a escolha do segmento que você deseja abrir o negócio.

O ideal aqui é encontrar aquele que você gosta de trabalhar, tenha afinidade ou sempre sonhou em fazer parte. Nesse sentido, não faça uma escolha apenas por causa dos números gerais do setor.

Importante destacar que cada segmento tem seu nicho. Mesmo que o geral não esteja dentro do esperado, há áreas que podem fazer você realizar os seus objetivos de médio e longo prazo.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Na hora de investir, o mais importante é focar nos seus desejos pessoais. Assim, você terá muito mais disposição para ir atrás do sucesso.

2. Pesquise pelos melhores negócios

Após escolher no que você vai investir, chega o momento de de fazer uma busca sobre as principais marcas que atuam dentro do segmento escolhido.

Para isso, existem portais e diversos sites que oferecem listas de franquias. Basta você separá-las e começar a fazer uma análise do negócio em questão.

Nesse primeiro momento, você pode checar os valores cobrados, fazer uma busca rápida sobre o tipo de negócio, uma visita à página da empresa etc.

Assim, você conseguirá ter o primeiro norte para direcionar o seu investimento. Porém, caso você não conheça o seu poder de compra, fique atento a nossa próxima dica.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

3. Faça uma análise financeira

Para conseguir seguir todos os passos sobre como investir em uma franquia, você precisa saber a sua real capacidade financeira. Dessa forma, é possível ter uma noção maior das suas capacidades de investimento e se será necessário ir atrás de uma linha de crédito, por exemplo.

A dica para começar a fazer esse levantamento é criar uma lista com suas despesas e identificar quais delas são essenciais para o seu dia a dia (e quais podem ser descartadas).

No primeiro mês após tomar essa atitude, certamente você perceberá uma mudança significativa no final das contas. Mas ainda existem outras ações.

Você também pode negociar com as operadoras de serviços como internet, telefone e celular para encontrar planos mais baratos. Em muitos casos, você acabará pagando por um serviço que não usa.

Por último, caso tenha dívidas pendentes, a dica é entrar em contato com o seu credor e negociá-las. A intenção deles é receber o que lhes é de direito.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Portanto, não vão poupar esforços para reduzir os juros e chegar em um valor mais atrativo. No final desse processo, você saberá o quanto poderá investir para iniciar o seu planejamento.

4. Entre em contato com as marcas

Após entender qual é a sua capacidade financeira e separar as principais marcas que mais chamaram a sua atenção, chegou o momento de finalmente iniciar as negociações.

Primeiramente, é necessário ir até o site da franqueadora, preencher o formulário e enviá-lo com todas as informações solicitadas. Em algumas horas, dependendo da marca, um representante comercial entrará em contato.

Nesse momento, fará uma entrevista para lhe conhecer e saber se o seu perfil realmente combina com a franqueadora. Caso haja um sócio, também precisa passar por essa etapa.

Após a aprovação, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento contém diversas informações importantes sobre o negócio. Por fim, serão fundamentais para a sua tomada de decisão.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

5. Pesquise pela reputação das marcas

O sétimo passo para saber como investir em uma franquia é a elaboração de uma análise mais detalhada da marca. Você pode usar as redes sociais para conhecer a reputação da franqueadora e avaliar as críticas e reclamações. Observe a frequência e se é algo que aparenta fazer sentido.

Fique tranquilo ao não encontrar uma empresa com opiniões unânimes entre os consumidores. Sempre haverá algo negativo. Logo, é preciso saber identificar se isso é prejudicial para a marca ou não.

Após esse processo, separe com quais marcas você ainda continuará conversando e, se possível, consuma o produto e/ou serviço da empresa em questão. Isso será fundamental para atestar a qualidade do negócio.

Por fim, fique atento aos valores cobrados, ao atendimento, design do estabelecimento, estrutura etc. São diversos fatores que você deve analisar para tomar conhecimento da franqueadora.

6. Converse com outros franqueados

Quando você recebe a COF, uma das informações apresentadas é a relação dos atuais e ex-franqueados dos últimos dois anos.

Sendo assim, aproveite esse momento para entrar em contato e esclarecer suas principais dúvidas referentes ao negócio. Não deixe nada para trás.

Faça perguntas que exijam uma resposta longa. Evite apenas o “sim”, “não” ou “talvez”. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será a sua tomada de decisão no final do processo.

Importante destacar que alguns franqueados podem recusar essa conversa por acreditar que você será um concorrente. Porém, no caso das franquias, é impossível que duas unidades da mesma marca sejam concorrentes.

Isso porque, a franqueadora têm informações sobre o limite da área de atuação, justamente para não criar esse tipo de situação. Isso também está presente na Circular.

7. Analise bem a COF do negócio

Não feche o negócio sem estudar cada um dos tópicos abordados na COF. Não à toa, a Lei de Franquia exige que seja entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato.

Dessa forma, caso sinta a necessidade, procure um advogado para lhe auxiliar ao longo desse processo. Qualquer dúvida deve ser esclarecida com a franqueadora antes de fechar o acordo.

8. Converse com amigos e familiares

Antes de fechar o negócio, depois de todo esse processo de como investir em uma franquia, chegou o momento de ouvir as pessoas que você confia para tomar sua decisão final.

Conversar com parentes e amigos de confiança será fundamental para que você tenha a tranquilidade de trilhar o caminho certo.

Fale sobre sua ideia, a proposta, o segmento que irá atuar; peça opiniões, publicidade boca a boca e tire todas as dúvidas que tiverem.

Ou seja, ouça e seja ouvido! Se são pessoas que você realmente confia, certamente têm questões que podem lhe abrir os olhos para algo que porventura tenha passado despercebido.

Não se esqueça: embora as franquias já chegarem com um público-alvo definido, seus primeiros consumidores serão seus amigos e parentes.

9. Adquira sua franquia

Chegou a hora de assinar o seu contrato como franqueado. Então, confira cada detalhe do documento. Certifique-se de que está de ciente as informações apresentadas na COF e acordadas durante as conversas com o representante comercial da franqueadora.

Aproveite o seu advogado para ter mais confiança na sua tomada de decisão. Nesse sentido, faça uma segunda checagem dos documentos. Após a assinatura, basta pagar a taxa de franquia e iniciar seu treinamento para começar a atuar como franqueado.

10. Siga as orientações da franqueadora

Agora que você é um empreendedor e dono da sua unidade, basta seguir as orientações que a franqueadora vai lhe passar para dar sequência ao desenvolvimento do negócio. Cada marca tem um caminho até considerar que você está preparado para atuar na linha de frente.

Por fim, a sugestão é conversar com a empresa antes de fechar o negócio para saber o que é necessário a partir do momento que você assina o contrato, até o momento de receber “as chaves do negócio”.

Quanto preciso investir para abrir uma franquia?

O investimento necessário para abrir uma franquia varia consideravelmente, pois depende da marca, do setor e do modelo de negócio que você escolher.

Dessa forma, as marcas consolidadas geralmente demandam investimentos mais substanciais, enquanto setores específicos podem ter exigências distintas. Uma opção acessível são as microfranquias, uma alternativa mais econômica para empreendedores.

Essas franquias apresentam investimentos mais baixos, nesse caso, até R$ 135 mil. Assim, podem proporcionar uma oportunidade para quem espera ingressar no empreendedorismo com recursos mais modestos.

Mas é importante analisar cuidadosamente os detalhes financeiros, garantir que o investimento se alinhe às suas metas e orçamento, antes de decidir fechar acordo com a franqueadora.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Melhores franquias para você considerar abrir

Explorar as melhores oportunidades de franquias é um passo importante para quem busca empreender com sucesso. Nesta seleção criteriosa, apresentamos uma lista das melhores franquias para considerar abrir.

Assim, cada uma destacando-se por seu histórico de sucesso, suporte ao franqueado e potencial de crescimento. Então, ao avaliar essas opções, descubra as franquias que se alinham aos seus objetivos e explore o vasto universo de oportunidades que o mercado oferece. Acompanhe!

[raio_x]

É vantagem investir em franquias?

Investir em franquias oferece vantagens estratégicas e financeiras notáveis. A segurança do modelo de negócio testado e comprovado, aliada ao suporte da franqueadora, proporciona uma trajetória empreendedora mais sólida.

Dessa forma, a identidade da marca consolidada e a possibilidade de ingressar em setores de sucesso ampliam as oportunidades de retorno sobre o investimento.

A gestão eficiente e as melhores práticas já estabelecidas minimizam os riscos, o que pode tornar as franquias uma opção atrativa para empreendedores que buscam prosperar no mercado de forma mais segura e estruturada.

Nesse conteúdo, você pôde compreender todas as etapas para conseguir se tornar um empresário de sucesso por meio do sistema de franquias. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje