Destaques ★Franchising

Como ganhar dinheiro com franquia? Dicas infalíveis!

Casal olhando um documento importante. Imagem ilustrativa texto como ganhar dinheiro com franquia

Saber como ganhar dinheiro com franquia não é algo complexo ou difícil de ser entendido. Afinal, estamos falando de um dos negócios mais seguros que existem no Brasil. Isso, graças ao suporte, treinamento e reconhecimento do público com a marca.

As franquias são empreendimentos que visam auxiliar uma empresa a expandir a sua área de atuação por uma determinada região. Para isso, ela permite que empresários terceiros explorem comercialmente seus produtos e/ou serviços. Em contrapartida, eles auxiliam no desenvolvimento da marca.

Para que esse processo seja seguro e vantajoso para ambas as partes, é necessário seguir uma série de recomendações, como a disponibilização de treinamentos, por parte da franqueadora, e o cumprimento de algumas diretrizes, pelo franqueado. Nessa via de mão dupla, todo saem ganhando.

Advertisement

Nesse sentido, preparamos o texto a seguir para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse modelo de negócio, além de algumas dicas que vão garantir seu sucesso. Acompanhe a leitura!

Saiba como ganhar dinheiro com franquia

Para saber como ganhar dinheiro com franquia, é muito importante seguir algumas de nossas dicas. Elas irão guiar você pelo melhor caminho. Pois mesmo que esse modelo de negócio seja considerado o mais seguro do país, segundo estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem alguns riscos.

Como em qualquer empreendimento, arriscar sempre fará parte da jornada. No entanto, algumas ações ajudam a reduzir a probabilidade de insucesso. Seguindo todas as orientações que vamos passar a seguir, as suas chances de ter um bom retorno com o empreendimento tendem a aumentar.

Escolha uma marca que combine com seu perfil

O primeiro passo para quem quer saber como ganhar dinheiro com franquia é encontrar um empreendimento que realmente converse com seus objetivos. Existem diversas marcas disponíveis no mercado, gerando muitas dúvidas sobre qual empresa realmente vale a pena investir.

Para que isso fique mais fácil, o primeiro passo é fazer uma pesquisa detalhada sobre as principais franqueadoras que chamaram a sua atenção. O importante aqui é não olhar apenas para as questões financeiras. É preciso considerar algo mais.

Mesmo que seja um empreendimento atraente, considerar apenas o valor do investimento ou seu retorno financeiro, pode acabar mascarando uma série de problemas ou situações que vão causar transtornos e dores de cabeça no futuro. Como no caso de não conhecer bem os produtos ou serviços oferecidos.

Por isso é crucial visitar alguma unidade de franquia da marca que deseja para conhecer os valores, a qualidade do que é comercializado, o atendimento, visual etc. Questões estas que vão mostrar um pouco mais sobre a realidade do empreendimento. Além disso, você pode conversar com o franqueado para ficar por dentro das vantagens do negócio.

A segunda dica para encontrar uma marca realmente atrativa é visitar suas redes sociais. Verifique os comentários, a quantidade de reclamações, os problemas apontados e se há defensores da empresa, por exemplo. São ações simples, mas que vão permitir entender um pouco de como o mercado realmente enxerga o negócio.

Seguindo essas duas orientações inicias, certamente você estará mais preparado para escolher a marca que mais combina com o seu perfil.

Faça seus treinamentos corretamente

Um homem negro, muito bem vestido, está de fones; têm às mãos caderno e caneta. À mesa vemos um notebook aberto. Seu semblante transmite muita concentração (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquia.
Os treinamentos podem ocorrer tanto on-line, quanto presencialmente.

Uma das qualidades de toda franqueadora são seus treinamentos para preparar os franqueados. Graças a essas atividades, todo o know-how adquirido ao longo dos anos de mercado são transferidos ao empresário. Dessa forma, até quem não tem nenhuma experiência terá condições de desenvolver o seu negócio.

Logo, é importante que você siga todos os treinamentos, principalmente os iniciais. Eles vão apresentar toda a cultura da empresa e o que ela espera de um franqueado. Coisas como comportamento com os clientes, vantagens de produtos e, principalmente, como vender e prestar os serviços contratados.

Existem franqueadoras que irão oferecer atividades presenciais, outras on-line ou os dois casos. Se em sua cidade não há um posto para treinamentos, a marca pode enviar alguém para fazer esse trabalho ou ofereça condições para você fazer o deslocamento.

Ao longo da vigência do contrato serão oferecidas algumas atualizações desses procedimentos. É importante ficar atento a isso.

Aproveite de todos os suportes da franqueadora

Outra vantagem desse modelo de negócio para quem quer saber como ganhar dinheiro com franquia são os suportes oferecidos. Não existe um padrão sobre o que é preciso oferecer ou não. Dessa forma, cada franqueadora auxilia da maneira mais pertinente o desenvolvimento do negócio.

Lembrando que a relação de todo esse auxílio precisa constar na Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por reunir essas e outras informações vitais sobre o modelo de negócio que você está prestes a assumir.

Em geral, quase todas as marcas oferecem ajuda para que o franqueado possa encontrar as melhores soluções administrativas para manter o seu negócio de pé.

Existem casos em que a franqueadora entra em contato a fim de conhecer suas estratégias de sucesso. Assim, você se torna um exemplo dentro da rede, e claro, todos sairão ganhando com isso.

Ao mesmo tempo, existem franqueadoras que podem ajudar você a conseguir uma linha de crédito vantajosa, auxiliar na contratação dos primeiros empregados da sua unidade, ou na busca pelo ponto comercial perfeito.

Faça o marketing assertivo da sua unidade

Vemos uma vitrine de roupas. Há um manequim estilo moda praia: vestido azul estampado, com detalhes em amarelo; óculos de sol e chapéu praia pardo (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquia.
Além de produtos e serviços de qualidade, uma boa visibilidade fará com que seu negócio decole mais rapidamente.

O marketing precisa ser trabalhado em conjunto com a franqueadora. Ou seja, o franqueado nunca estará sozinho na hora de divulgar a sua unidade. Tanto que, para isso, existe o fundo de propaganda previsto, inclusive, na Lei de Franquias.

Esse valor é recolhido todo mês. Ele pode ser referente a uma porcentagem do faturamento mensal ou fixado no contrato. Assim, a marca pode criar estratégias publicitárias para a rede no geral.

Para ter certeza que o fundo está sendo usado corretamente, o empresário pode solicitar a prestação de contas uma vez a cada 12 meses. Isso traz mais segurança, tranquilidade e transparência para o modelo de negócio, algo bastante vantajoso.

Como resultado, o empresário não precisará se preocupar com nada, além de administrar a sua unidade. Bastará seguir todas as orientações da equipe de marketing, com relação a divulgação dos produtos ou serviços, sem precisar criar qualquer estratégia do zero.

Importante destacar, caso queira fazer algo fora do que for oferecido, a marca precisa aprovar antes. Afinal de contas, estamos lidando com a identidade visual da franqueadora, algo fundamental para o crescimento e sucesso da rede. Caso contrário, o contrato pode ser encerrado.

Dedique-se à gestão da sua franquia

O último ponto, e o principal deles, para saber como ganhar dinheiro com franquia, é fazer uma boa gestão da sua unidade. Ao longo do texto, ficou claro que todo o foco da franqueadora está em fazer você cuidar corretamente das questões administrativas do seu negócio. 

Dessa forma, toda a sua energia também pode ser direcionada para essas questões. As franquias são conhecidas com empreendimentos semi-independentes. Mesmo com todo o suporte fornecido pela franqueadora, quem encabeçará o negócio é você.

Muitas pessoas pensam que gestão está relacionada somente ao financeiro. O que é um erro. Envolve também o trato com pessoas, sejam funcionários ou clientes, cumprimento de metas, e o alinhamento total entre matriz e franquia. Com isso, seu negócio será um sucesso.

5 franquias baratas e lucrativas para investir

Agora que você conhece as principais maneiras de fazer dinheiro por meio das franquias, separamos algumas marcas para investir. São empreendimentos variados e de diferentes segmentos que vão permitir uma jornada com boas perspectivas para o futuro.

1. RH Talentos

Um dos setores mais importantes de qualquer empresa é o Recursos Humanos (RH). Pensando nisso, ao observar que nem todos as empresas contam com essa área tão vital, foi que a RH Talentos surgiu.

A franqueadora é uma das marcas para quem deseja ganhar dinheiro com franquia graças ao seu sistema baixo investimento e capacidade de oferecer o que há de melhor em Recursos Humanos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

2. Acquazero

A Acquazero é uma empresa que nasceu com a ideia de levar a lavagem a seco para diversas parcelas da população da cidade de São Paulo, ainda em 2009. Apesar de existirem empresas do segmento na época, a marca passou a ser reconhecida pelo seu baixo custo e qualidade dos serviços.

Muito desse sucesso se deu, também, graças as tecnologias desenvolvidas pela Acquazero. Nesse sentido, é possível limpar toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água. Para se ter uma ideia, os tradicionais lava jatos consomem um valor mil vezes maior (em média).

Com o passar dos anos, a empresa começou a crescer e se espalhar por outras regiões. Mas o grande boom, responsável por torná-la a maior rede de franquias de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidado para estética automotiva, aconteceu entre os anos de 2014 e 2016.

Nesse período, muitas cidades do país passavam por problemas no abastecimento de água. Buscando novas soluções para manter seus veículos limpos, muitos recorreram à Acquazero por causa da sua postura responsável em relação ao consumo de água. Importante destacar, a empresa também trabalha com outras modalidades de limpeza.

O franqueado que quiser ter a sua unidade pode escolher entre dois modelos. Primeiramente, o formato home office. Assim, basta ir até o cliente realizar o trabalho contratado. Caso queira algo maior, existem as lojas físicas que aumentam a capacidade de atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para saber todas as vantagens de empreender com a Acquazero, separamos o vídeo a seguir. Confira!

3. Fast Açaí

Para quem deseja entrar no setor alimentício, uma das melhores opções é a Fast Açaí. Conhecida por ser um restaurante de serviço rápido, a franqueadora oferece mixes de açaí, cupuaçu, sucos, wraps, sanduíches e energéticos naturais. Uma variedade que levou a marca até para o exterior. 

Com mais de 150 unidades, sendo três em outros países, a Fast Açaí tem oferecido boas oportunidades de crescimento aos empresários. São pelo, menos três, modelos entre loja, quiosque e as tradicionais unidades móveis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Mr. Kids

Certamente você já viu as tradicionais máquinas com brinquedos ou bolinhas dentro de uma redoma de vidro. Bastava colocar uma moeda, girar e esperar a lembrança aparecer. Esse tipo de maquinário, conhecido como Vending Machines, também possui variações com comidas, bebidas e até doces.

Um dos empreendimentos para quem se pergunta como ganhar dinheiro com franquia é a Mr. Kids. A empresa é responsável por alugar esse tipo de máquina, voltado para o público infantil, com brinquedos dentro. São quase 100 unidades em todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses

5. Spa Express

O brasileiro se preocupa muito com a estética, algo que acaba chamando a atenção de diversos empresários. Pensando nesse mercado, surgiu a Spa Express. Neste caso, não é necessário montar nenhuma estrutura, nem gastar muito, considerando que todo o trabalho é feito na casa do cliente.

Em seu catálogo, serviços variados entre procedimentos estéticos corporais e faciais. Além dos serviços exclusivos de Dia de Noiva e SPA Day, que também são feitos em casa, no trabalho ou onde o cliente desejar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 14 meses

Ao longo do texto, você pôde acompanhar diversas dicas para ter um bom resultado financeiro em sua jornada como franqueado. São pontos que irão permitir um trabalho mais tranquilo, principalmente com tantos auxílios oferecidos pelas marcas de modo geral.

Gostou do nosso conteúdo sobre como ganhar dinheiro com franquia? Continue aprendendo mais sobre esse modelo de negócio e leia o texto “Ideias de negócio próprio para você ganhar dinheiro”.

Quer uma empresa lucrativa? Aposte no ramo de franquias!

Artigo anterior

Franquia de posto de combustível vale a pena? Saiba aqui

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.