Destaques ★Franchising

Pensa em investir? Antes, saiba como funciona uma franquia

Caderno com escrito Franchise sobre uma mesa com oculos, computador, celular, lápis e café. Imagem ilustrativa texto como funciona franquia

Deseja saber como funciona uma franquia e suas vantagens? Saiba que você está prestes a conhecer um dos modelos de negócio de maior sucesso no mundo!

Muitas pessoas sonham em ter um empreendimento para chamar de seu. Acontece que, devido a burocracia ou o medo de perder dinheiro, uma parcela desses futuros empresários acabam deixando esse desejo de lado.

O que elas não sabem é que uma das oportunidades que existe no mercado, e que vem fazendo sucesso desde a década de 1960, são as franquias. Graças a elas, diversas marcas conseguiram se tornar nacional ou internacionalmente reconhecidas.

Advertisement

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para que você entenda como funciona uma franquia, suas vantagens e seus diferentes modelos de negócio. Acompanhe a leitura!

O que é uma franquia?

Antes de entender como funciona uma franquia, é muito importante saber o que esse modelo de negócio é. A princípio, quando uma empresa decide expandir sua área de atuação, ela pode escolher diversos caminhos. Nesse sentido, um dos mais seguros, baratos e de fácil gestão é o sistema de franquias.

Nesse caso, a marca permite que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos ou serviços. Assim, a franqueadora consegue atuar em qualquer lugar, sem nenhum problema. Em síntese, podemos dizer que as franquias são “clones” de uma empresa de sucesso.

Entenda como funciona o sistema de franchising

Para que fique claro como funciona uma franquia, a marca deve criar regras e padrões. Essas ações serão fundamentais para o desenvolvimento da rede, uma vez que elas estarão utilizando todas as estratégias e atitudes que condizem com a cultura da empresa em questão.

Esse trabalho é feito por meio de treinamentos, equipe de suporte, manuais e orientações sobre o negócio. Graças ao trabalho conjunto, e com processos bem definidos, as franquias possuem uma taxa de mortalidade muito menor que de uma empresa aberta do zero, de acordo com um estudo do Sebrae.

O que diz a Lei de Franquias?

Vemos um homem analisar alguns documentos; ele segura uma caneta na mão esquerda e tem, à esquerda da mesa, um Martelo de Juiz. Do outro lado, com as mãos cruzadas sobre a mesa, temos alguém que parece aguardar que a análise do documento seja realizada (imagem ilustrativa). Texto: como funciona franquia.
O Brasil é um dos poucos países que possuem uma lei voltada para franquias.

A Lei de Franquias é uma norma que surgiu com o intuito de regularizar e trazer mais confiança para ambos os empresários, tanto franqueador, quanto franqueado. Para se ter uma noção da importância, o Brasil é um dos poucos países que possuem uma regulamentação exclusiva para esse modelo de negócio. 

Uma das coisas apontadas na lei, é com relação a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o empreendimento. Será por meio da circular que terá uma noção do real potencial da marca, sua obrigações, as regras que devem ser seguidas etc. 

Importante destacar que é importante aguardar um intervalo de pelo menos 10 dias corridos entre o envio da COF até a assinatura do contrato de franquia. Caso contrário, o empreendimento pode ser anulado. Além disso, você tem acesso a outras questões que estruturam o formato. 

Desempenho do franchising no Brasil

Devido a crise sanitária do coronavírus, foi necessário adotar diversas políticas preventivas para evitar um grande problema. Dessa forma, os empresários acabaram tendo um 2020 bastante conturbado. Contudo, no final do ano, graças a estrutura do franchising, diversos segmentos conseguiram se superar.

Importante destacar que 2019 foi um dos melhores anos da história das franquias no Brasil. Houve um grande avanço de diversas setores. Podemos citar “Casa e Construção” e “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, que fecharam o ano com um bom faturamento (12,8% e 3,1% respectivamente).

Agora, ao olharmos para os resultados equivalentes ao 4º trimestre de 2020, é possível ver como outros segmentos conseguiram se manter próximos dos resultados anteriores. Além dos já citados, vale destacar “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, “Serviços Automotivos”, “Serviços Educacionais”, “Limpeza e Conservação”, “Alimentação”  e “Moda”.

Os dados são baseados no relatório anual apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vantagens de investir em franquia

Após entender como funciona uma franquia, chegou o momento de apresentarmos as diversas vantagens que esse modelo de negócio oferece. São condições que chamam a atenção e permitem que qualquer pessoa entre para o negócio.

Plano de negócio preestabelecido

Inicialmente, uma das vantagens de maior destaque é o fato de você iniciar sua jornada com um plano de negócio pronto. Assim, o caminho já está traçado. Basta seguir com compromisso e seriedade. Em outras palavras, você estará colocando seu dinheiro em algo que já foi executado e aprovado.

Suportes da franqueadora

Outro destaque sobre como funciona uma franquia são os suportes oferecidos pela marca. Ela conta com uma equipe qualificada e exclusiva para auxiliar o empresário a qualquer momento. Basta entrar em contato, apresentar sua queixa e, juntos, vocês encontrarão a melhor solução para diferentes situações.

Marketing em ampla escala

Vemos um homem analisar alguns dados em seu notebook; ele também em mãos alguns papeis com gráficos. Ele está em um escritório. É possível notar, além do computador, uma xícara de café e uma caderneta de anotações (imagem ilustrativa). Texto: como funciona franquia.
A estratégia de marketing da sua unidade fica por conta da franqueadora.

Uma das coisas que mais chamam atenção no ramo das franquias é o fato de você não precisar se preocupar com as estratégias de marketing. Todo o planejamento é feito exclusivamente pela franqueadora. Ela monta as artes, cria as campanhas nacionais e ainda ajuda você a se posicionar no mercado.

Troca de experiência com franqueadora e franqueados

As franquias permitem que você tenha acesso a outros franqueados da marca. Na própria Circular, você acessa a lista dos empresários que estão ou que já fizeram parte da rede nos últimos 24 meses. Essa é uma boa estratégica para fazer networking, trocar experiências e conhecer melhor a franqueadora.

Como escolher a melhor franquia para investir?

Mesmo que você saiba como funciona uma franquia, é fundamental saber como escolher o melhor empreendimento para você. Além disso, tenha em mente o segmento que deseja atuar e nunca o escolha apenas por causa do dinheiro. Empreender é a oportunidade perfeita para fazer o que você mais gosta.

Tendo isso em mente, separe as marcas que mais chamam a sua atenção. Busque entender como o público a enxerga, suas vantagens e seus concorrentes etc. Essa busca pode ser feita nas redes sociais e portais dedicados a negócios.

Quando tiver as franqueadoras do seu interesse, não deixe de consumir seus produtos ou contratar seus serviços para construir uma opinião própria. Além disso, aproveite a lista dos franqueados e entre em contato com alguns para conhecer um pouco mais sobre a franqueadora.

3 franquias para investir e lucrar

Agora que você sabe o caminho para encontrar os melhores empreendimentos e como funciona uma franquia, separamos três oportunidades de negócio para investir e lucrar. Confira!

1. Quisto Corretora de Seguros

Homem com proposta da Quisto em mãos para oferecer ao casal de clientes ao fundo.
A corretora de seguros Quisto oferece mais de 90 serviços para seus clientes.

Para quem busca uma franquia voltada para corretagem de seguros, a Quisto é uma das melhores opções do mercado. A empresa é responsável por oferecer um tratamento especial para seus clientes. Não à toa, em pouco mais de 10 anos de história, a franqueadora já ultrapassou o número de 100 unidades.

Uma das vantagens desse empreendimento é a gama de serviços que fazem parte do catálogo. São mais de 90 opções entre os seguros mais tradicionais e outros tipos de seguro como para pets, além de soluções financeiras. Isso permite que haja ganho em diversas frentes.

Esse trabalho só é possível graças a união da franqueadora com cerca de 30 empresas seguradoras, instituições bancárias e planos de saúde do Brasil. Entre elas estão a Porto Seguro, Zurich, Allianz, HDI Seguros, Amil, Unimed, Banco BMG etc.

Para gerenciar tantos parceiros assim, a Quisto oferece ainda seu software de maneira gratuita para os franqueados. Graças a ele, é possível gerar diversos orçamentos ao mesmo tempo. Assim, caberá  ao cliente escolher qual proposta conversar melhor com seus objetivos, mantendo um bom custo-benefício.

Quem quiser se tornar um franqueado da Quisto pode optar pelo modelo home office, sendo necessário apenas um computador e acesso à internet. Outra possibilidade é a loja física. Neste caso, é possível ter até um pequeno quadro de funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

2. Acquazero

A Acquazero é uma empresa especializada em estética automotiva e lavagem a seco que está no mercado desde 2009. O surgimento da marca veio após seu fundador identificar a necessidade de levar um serviço mais sustentável para o mercado e acessível para todas as pessoas.

Assim, a franqueadora desenvolveu a sua própria cera automotiva e, com apenas 300 ml de água, é possível deixar um veículo completamente limpo. Para se ter uma ideia da eficiência, em comparação com os lava jatos mais tradicionais, a economia de água chega a ser mil vezes maior.

Apesar do sucesso inicial, o grande boom da marca ocorreu durante a crise hídrica entre 2014 e 2016. Nesse momento, diversas cidades e capitais do país precisaram adotar o rodízio como forma de manter o abastecimento de água. Como resultado, houve um aumento na busca por serviços mais sustentáveis.

Dessa forma, não demorou muito para a Acquazero ganhar o Brasil e se expandir para outros países, como Estados Unidos e República Dominicana. Atualmente, são mais de 500 unidades da franquia. Não à toa, a empresa é considerada a maior rede de franquia de estética automotiva do mundo.

O empresário que quiser fazer parte da Acquazero pode optar pelo formatos de home office (delivery) ou loja física. Cada modelo tem suas variações, como a quantidade de serviços que podem ser oferecidos e o tamanho do espaço físico para atender. Lembrando que no caso do home office, você vai até o cliente fazer o serviço.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Quer conhecer outros detalhes da franquia Acquazero? Então assista agora ao vídeo que separamos para você!

3. Cream Berry

Criada no interior de Minas Gerais, em 2011, Cream Berry é uma das principais marcas do país quando se trata de açaí. Em poucos meses de história, a empresa já era vista como uma aposta de sucesso. Uma das grandes vantagens da franqueadora é o fato de ter surgido já focada no sistema de franchising.

Dessa forma, ela conseguiu desenvolver uma boa estrutura para repassar todo o know-how e expertise adquiridos ao longo do anos. Além disso, a empresa conseguiu criar produtos de alta qualidade, levando para o público o que há de melhor nesse mercado. Isso sem contar no atendimento diferenciado.

Além do seu carro-chefe, o açaí, a franqueadora conta com outros produtos que proporcionam uma experiência ampla para os consumidores. São diversas combinações possíveis de sabores.

Entre elas estão os tradicionais copos com o creme de açaí, chocomousse, chocotop, chocofrutas, taças, marshmallow, barca de fondue etc. Juntamente de seu cardápio variado, as diversas promoções tornam o empreendimento ainda mais atrativo para seus clientes.

Sendo assim, se você tem vontade de se tornar um franqueado da Cream Berry, é possível optar por dois modelos de franquia: a loja express e a convencional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Ao longo do texto, você pôde conhecer as vantagens de se tornar um franqueado. Afinal, essa é a chance de assumir um empreendimento realmente seguro, alinhado com suas expectativas a longo-prazo e com boas perspectivas de crescimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre como funciona uma franquia? Deseja aprender mais sobre esse sistema? Então confira o artigo “Conheça o setor de franchising e todas as suas vantagens”.

Modelagem de franquias: veja como transformar o seu negócio

Artigo anterior

Como montar uma franquia? Passos para tornar empresa uma rede de sucesso

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.