Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Como funciona uma franquia de seguro: veja como abrir e lucrar com este negócio


Amanda Sales | 14 jun 2022
Como funciona uma franquia de seguro: veja como abrir e lucrar com este negócio

Quer saber como funciona uma franquia de seguro? Então, esse artigo é para você. Conheça um guia completo que irá lhe ajudar em cada etapa, desde soluções oferecidas, até como abrir a sua empresa. Continue a leitura para aprender tudo sobre esse tipo de negócio.

As franquias de seguro estão inseridas em um mercado promissor. De acordo com um levantamento, as vendas de seguros cresceram 13,1% em 2021.

Então, entender como funciona uma franquia de seguro pode ser o primeiro passo para você fazer um investimento lucrativo.

Advertisement

Como funciona um negócio de franquia de seguro?

Um negócio de franquia de seguro funciona de diversas formas e em uma delas se caracteriza-se pela obrigatoriedade que o segurado tem de pagar a seguradora para garantir seus benefícios.

Esse é um conceito que se aplica no caso de sinistro, por exemplo, em residência, automóvel. Ou seja, está atrelado ao preço do seguro. Porém, não deve ser confundido com o modelo de negócio de uma franquia de seguros, do qual vamos tratar neste texto.

A franquia de seguros é uma modalidade de negócio onde o franqueado pode oferecer diversos serviços para os seus clientes na sua unidade. Ou seja, o franqueado adquire a franquia e vende seguros para as mais diversas necessidades, como: seguro de vida, automóvel, pet etc.

Como resultado, o cliente tem as necessidades atendidas por meio de indenização parcial ou total. Este detalhe é estabelecido de acordo com o contrato vigente. 

Além disso, essas unidades de franquias costumam oferecer uma assessoria para analisar qual é a melhor modalidade de seguro para as necessidades individuais de cada cliente. Por exemplo, proteger o veículo é uma demanda importante para algumas pessoas, já para outras, a residência.

Dessa forma, para desenvolver seu trabalho, o franqueado terá o suporte da equipe especializada da franqueadora para saber como agir durante a gestão do negócio.

E ainda, o franqueado tem o suporte oferecido pela franqueadora para o gerenciamento, marketing, jurídico, financeiro e mais.

Nesse sentido, o trabalho do empreendedor será o de prospectar a sua unidade, gerenciar a franquia e prestar atendimento aos clientes.

Soluções de uma franquia de seguros

Homem mostrando papel para casal de idosos todos sentados em banco. Ilustração do texto sobre como funciona franquia de seguro.
A busca por seguros de vida cresceu na pandemia. Isso porque, o segurado pode acionar a cobertura e ter o apoio que precisa.

As franquias de seguros oferecem inúmeras soluções para as mais diversas necessidades. Assim, oferecem segurança caso algo inesperado e prejudicial aconteça. 

Advertisement

Dessa forma, o cliente pode proteger o seu patrimônio e também as pessoas próximas, por meio do pagamento do valor do seguro contratado. Isso significa que a escolha da cobertura depende das necessidades do que é mais importante no momento para o cliente.

Os seguros podem ser pessoais, para caso de acidentes, por exemplo. Essa modalidade também pode ter soluções específicas para o gênero masculino ou feminino cobrindo as doenças mais comuns de cada. 

Logo, o cliente deve pagar pelo serviço, assim estará protegido em caso de algum problema de saúde ou bem-estar físico. Outro seguro bastante comum é o auto, para proteger veículos

Afinal, é um patrimônio caro e que está em constante exposição para imprevistos que podem até acarretar na perda total do automóvel.

Geralmente, em ocorrência de adversidades, optar por reparos pode ser muito caro, o que é possível de ser contornado quando se aciona o seguro em caso de grandes danos.

Há também a possibilidade de contratação do seguro residencial, de vida, viagem, patrimonial, saúde, pet, entre diversos outros. Além disso, algumas seguradoras oferecem consórcios e planos de saúde.

Como abrir uma franquia de seguro?

Para saber como funciona uma franquia de seguro, é preciso passar por algumas etapas, como: análise da marca, investimento inicial e troca de experiências.

Afinal, existem diversos tipos de franquia de seguro e cada uma funciona de uma forma. Por exemplo, tem a opção de negócio no modelo Home Office, presencial e com vários tipos de investimento.

Então, confira as etapas de como funciona uma franquia de seguro!

Analise várias marcas

Antes de tomar a decisão final da escolha da franquia é preciso fazer muita pesquisa, análise e comparação de várias marcas. Esse passo é indispensável para escolher a melhor franquia para o seu perfil e necessidades. 

mulher de idade com blusa vermelha sentada em cadeira em frente a mesa com papeis e tablet ilustração de como funciona franquia de seguro
A franquia de seguro é prática e flexível, pois várias marcas possibilitam o trabalho Home Office.

Atualmente, as opções são diversas e o franqueado pode escolher a que melhor se encaixa com os seus objetivos e qualidades. Assim, pode pautar a sua pesquisa de acordo com o perfil de franqueado esperado pela franqueadora. 

Nesse sentido, analisar o investimento inicial e outras taxas relacionadas ao pagamento da franquia.

Entenda o quanto você pode investir

Outro ponto importante é entender qual o valor que o empreendedor pode investir. Assim, é possível escolher uma franquia pautada por essa capacidade de investimento. 

Advertisement

Mas é importante optar por uma franquia que tenha um investimento compatível com a sua capacidade financeira. Pois, antes da franquia começar a dar lucro ela terá diversos gastos, entre eles a manutenção da unidade. 

Ou seja, se o investidor escolher uma franquia que não consegue pagar, pode acabar se endividando.

Entre em contato com as franqueadoras

O empreendedor também pode entrar em contato com as franqueadoras. Assim, consegue tirar todas as suas dúvidas antes de tomar a sua decisão e assinar o contrato

Dessa forma, é possível ter uma ideia de como essa relação funciona, se há possibilidade de adaptação, entre outras questões.

Esse diálogo também ajuda a entender melhor sobre o funcionamento da marca. Além de ser uma forma de perceber como será a relação com a rede no futuro.

Tire suas dúvidas

Tirar dúvidas é muito importante e o investidor deve esclarecer todos os pontos para que não tenham desentendimentos futuros. Além de melhorar a relação entre franqueador e franqueado, que irá durar até o fim do contrato.

Os questionamentos podem ser esclarecidos tanto com a franqueadora, como com os franqueados e ex-franqueados. Ou com ajuda de algum profissional contratado, por exemplo um advogado ou contador.

Converse com franqueados

Converse com outros franqueados e ex-franqueados. Dessa forma, entenda como funciona o negócio na prática, como é o suporte da franqueadora e quais são as possíveis dificuldades.

Mulher de pé apresentando informações em quadro para duas pessoas sentadas com computadores no colo. Ilustração do texto sobre como funciona franquia de seguro.
Conversar com outros franqueados e tirar dúvidas sobre diversos assuntos pode ser decisivo.

Aproveite a oportunidade para esclarecer as dúvidas e também para conhecer as experiências destes empreendedores. Isso porque, terá a chance de saber mais sobre a rotina de trabalho da unidade que tem interesse.

Abra sua franquia

Com todas as dúvidas esclarecidas é a hora de tomar a decisão final. Assim, o empreendedor entra em contato com a franquia e assina o contrato. 

Depois, com o processo finalizado, o franqueado e seus funcionários, caso tenham, irão receber os treinamentos iniciais. Por último, a franquia está pronta para ser aberta.

Agora você já sabe como funciona uma franquia de seguro. Então, confira algumas opções deste modelo de negócio. Leia, “Franquia corretora de seguros home office: trabalhe em casa e lucre.”

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas