Destaques ★Empreendedorismo

Como escolher uma franquia para investir? Como saber se esse negócio é para mim?

Homem sentado em frente a um computador. Imagem ilustrativa para texto como escolher uma franquia para investir.

Se você está à procura de uma franquia para investir e não sabe ainda qual escolher, separamos um passo a passo para que você encontre a franquia ideal e tenha um negócio de sucesso. 

Para quem quer ter seu próprio negócio, as franquias são opções que oferecem uma estrutura completa, além de suportes que facilitam toda a operação no dia a dia. Ao longo do texto, você pode descobrir mais sobre elas.

De modo geral, as franquias são um mercado bem interessante para investir. Só no segundo trimestre de 2021, elas faturaram cerca de R$ 41 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Advertisement

Estamos falando de um mercado forte, com oportunidade em várias áreas. Logo, para quem quer começar no universo do franchising, saiba que existem grandes chances de iniciar um negócio de sucesso. Para saber mais, acompanhe a leitura conosco. 

7 dicas de como escolher uma franquia para investir

Se você está em dúvida sobre como escolher uma franquia para investir, trouxemos aqui um passo a passo que poderá lhe ajudar nesse momento. Afinal, para fazer um investimento importante como esse, é preciso ter muito cuidado. 

Por isso, é necessário fazer a busca com atenção para conseguir encontrar a melhor franquia para você investir. Sendo assim, separamos algumas etapas fundamentais na sua procura para que possa abrir seu negócio próprio.

1. Entenda com o que você quer trabalhar

O primeiro passo para quem quer investir em uma rede de franquias, é conhecer o seu próprio perfil e entender com qual tipo de negócio você tem vontade de atuar. 

Isso porque, ao investir em um negócio, você se torna responsável por ele. Ainda, terá que se dedicar bastante para realizar todas as atividades. Afinal de contas, para sua unidade crescer vai depender do seu esforço. 

Logo, é importante atuar em uma franquia com a qual você se identifique. Além disso, é uma maneira de ter mais tranquilidade durante a operação e assim, conseguir os melhores resultados. Até porque, trabalhar com algo que não goste pode ser bem frustrante.

Com isso, pode vir a ter dificuldades de alcançar seus objetivos e ter um bom desempenho ao investir em algo que não seja interessante para você. Sendo assim, procure por um mercado que goste e que tenha um segmento que lhe seja atrativo. 

Ao mesmo tempo, não esqueça de levar em consideração os modelos de franquias, pois existem pessoas que são melhores no home office e outras que preferem trabalhar em lojas físicas, quiosques etc. Portanto, ao se conhecer bem, você pode encontrar algo ideal para seu perfil. 

Foto de uma mulher em uma mesa com caderno. Imagem ilustrativa para texto como escolher uma franquia para investir.
Procure entender suas preferências para encontrar uma franquia adequada.

2. Avalie bem seu mercado local

Outro ponto muito importante de como escolher uma franquia para investir, é a análise do mercado local. Isso porque, é preciso entender se abrir uma franquia em determinada região pode ser uma boa oportunidade. 

Mesmo as franquias grandes, com marcas reconhecidas, podem sofrer com as diferenças regionais e hábitos de consumo de uma população. Assim, dependendo do local, apesar de toda a estrutura, uma marca pode não ter público consumidor o suficiente. 

Então, é possível que ela não consiga se desenvolver e ter bons faturamentos. Portanto, entender mais sobre o mercado desde o início é uma forma de ter mais segurança na hora de começar sua franquia. 

Nesse sentido, verifique se o negócio que você deseja abrir tem espaço no mercado local, se atende as demandas da população e se pode atuar junto aos concorrentes. 

3. Pesquise marcas de franquia

Depois de entender o tipo de franquia que você deseja abrir, é hora de começar a busca entre as marcas disponíveis no mercado. Como existem muitas opções, é interessante que você analise tudo com muito cuidado. 

Sendo assim, faça um processo de busca, pesquise diversas marcas e considere as características de cada uma delas. Saiba que em cada tipo de segmento de mercado, você pode encontrar empresas com propostas variadas. 

Dessa forma, é importante que você confira quais os modelos disponíveis, os tipos de produtos e serviços oferecidos e como são as unidades. Ao conhecer melhor as opções, você terá mais chances de encontrar a franquia perfeita para você.

Por isso, na hora de fazer as pesquisas, tenha paciência. Faça anotações e separe aquelas que mais lhe chamar a atenção para continuar o processo. 

4. Analise as marcas

No processo de como escolher uma franquia para investir, chegou a hora de você saber mais a fundo sobre as marcas pelas quais se interessou. Ou seja, após a pesquisa e seleção de algumas, tente analisar as informações sobre cada uma delas. 

Isso porque, existem vários detalhes importantes sobre uma franquia e para ter algo de sucesso, você precisa investir em uma marca de confiança. Assim, visite os sites e redes sociais para se informar melhor sobre cada marca. 

Pessoa fazendo anotações em caderno. Imagem ilustrativa para texto como escolher uma franquia para investir.
Conheça mais sobre as marcas antes de realizar um investimento.

Inclusive, você pode ter acesso aos comentários dos clientes para saber se as franquias possuem credibilidade no mercado. Além disso, vale a pena conferir sites como o Reclame Aqui para verificar suas avaliações. 

Nesse momento, você tem a oportunidade de entender ainda mais como elas funcionam para escolher aquela que mais lhe interessar. Dessa forma, você pode ir para a próxima etapa, que é entrar em contato com a marca.

5. Entre em contato com a franqueadora

Encontrou uma franquia que lhe atrai e parece ser bem estruturada? Então, está na hora de contatar a franqueadora. Este primeiro contato geralmente acontece por meio de formulários no próprio site da marca. 

Assim, você precisa passar informações básicas sobre você, para que a marca saiba do seu interesse. Logo em seguida, a marca poderá lhe contatar para se apresentar e trocar informações. 

Nesse momento, um representante irá conversar com você, ainda, vai lhe enviar uma apresentação e tirar todas as suas dúvidas. Também é comum que ocorram reuniões para que vocês se conheçam melhor.

Este é o momento ideal para trocar informações e dar início às negociações para abertura da franquia escolhida. 

6. Leia a COF com cuidado

No processo de como escolher uma franquia para investir, temos outro momento muito importante que é a leitura da Circular de Oferta de Franquia (COF). Durante as negociações, a franqueadora irá lhe enviar esse documento. 

Ele reúne todas as informações úteis sobre a franquia como modelos de negócio, valores de investimento, taxas, suportes oferecidos pela marca e muito mais. Logo, você poderá entender melhor como será feita essa parceria. 

E claro, é uma forma de você saber tudo sobre os seus direitos e deveres como franqueado, por isso, é essencial analisar a COF com o máximo de cuidado antes de assinar qualquer contrato. 

7. Converse com outros franqueados

Uma forma de tornar todo o processo de como escolher uma franquia para investir mais seguro, é entrando em contato com franqueados e ex-franqueados. Desse modo, você pode saber mais sobre o negócio. 

Isso porque, essas pessoas já possuem uma experiência prática e podem lhe passar uma visão imparcial sobre a marca. Com isso, é possível ter uma noção ainda melhor de como tudo realmente acontece na parceria. 

Sendo assim, ao fazer contato com essas pessoas, aproveite para perguntar sobre cada detalhe, se os suportes são de qualidade, como se dá toda a comunicação com o franqueado e como eles avaliam o negócio. 

Foto de celular e computador.
Converse com pessoas que tiveram experiência com a franquia.

Com todos esses cuidados, você pode escolher uma franquia com total tranquilidade e ter a chance de conseguir seu negócio de sucesso. 

Franquia é mesmo uma boa opção para mim?

Depois de entender como escolher uma franquia para investir, é preciso que você compreenda também se esse é um formato interessante para você. Afinal, o franchising possui características próprias. 

Por exemplo, por mais que você seja o responsável pela unidade, ainda precisa trabalhar de acordo com os padrões da marca. Sendo assim, a pessoa precisa estar disposta a seguir recomendações e o plano de negócios. 

Portanto, se você consegue atuar em um formato como esse, pode aproveitar várias vantagens que as franquias oferecem. Antes de tudo, você receberá um treinamento completo, assim poderá desenvolver habilidades antes de começar a operação. 

Além disso, no dia a dia, a franqueadora oferece suporte completo nas áreas de marketing, vendas, gestão etc. Com isso, você terá mais segurança para guiar sua unidade. 

Agora que você já sabe como escolher sua franquia, aproveite e clique no botão abaixo para conhecer boas opções de marcas. 

Se preferir, também pode acessar nossa consultoria gratuita em henriquemol.com.br. Logo, profissionais experientes vão lhe ajudar a encontrar a franquia certa para você.

Franquia de vistoria veicular Visão Total: vale a pena investir? Conheça o negócio

Artigo anterior

Final de ano: é o momento de investir em uma franquia online!

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.