O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como escolher uma franquia de sucesso? Passo a passo para você acertar ao investir

Acesse uma parte específica do artigo

Os braços usando camisa manga longa marrom claro, com as mãos no teclado de um notebook, em cima de uma mesa de madeira com uma caneca preta e um caderno ao lado. Imagem ilustrativa do texto como escolher uma franquia de sucesso.

Como escolher uma franquia de sucesso? Passo a passo para você acertar ao investir

Saber como escolher uma franquia de sucesso é o primeiro passo no processo rumo ao topo! Aqui, trouxemos algumas dicas do que levar em consideração na hora de optar por um negócio no franchising.

O mercado de franquias conta com cerca de 2.882 marcas atuando no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso sem falar em oportunidades de franquias internacionais que ainda não possuem unidade no país.

Advertisement

Isso mostra que o universo do franchising é bem amplo, com muitas opções para o empreendedor escolher. Dessa forma, o cuidado nesta hora pode ser um diferencial para o seu sucesso, como mostraremos.

Advertisement
Advertisement

Entenda como escolher uma franquia de sucesso

Como dito, o mercado é amplo, com muitas opções. Logo, alguns pontos são essenciais e você deve entender como escolher uma franquia de sucesso.

Nesse sentido, não é apenas olhar na internet as marcas mais famosas e ver aquela com a qual você simpatiza. Isso porque, muitos fatores impactam neste processo de empreender.

Até as melhores franquias possuem unidades que não foram tão bem. Sendo assim, muitas coisas são responsáveis por estes problemas, e uma delas é o empreendedor que escolhe errado.

Por exemplo, selecionar uma franquia sem conhecer a fundo o negócio, entender como será a rotina e o que esperar da rede. Dessa forma, o empreendedor precisa saber exatamente onde está entrando.

Aqui, separamos alguns destes pontos que o interessado deve analisar antes de fechar o contrato de franquia com uma marca.

Conheça o seu perfil empreendedor

Um primeiro passo para escolher uma franquia é o empreendedor fazer uma autoanálise. Depois, entender o seu próprio perfil, com suas qualidades e defeitos, bem como seus objetivos.

Com essas informações, buscar um negócio que se encaixe neste perfil. Uma marca pela qual você tenha interesse. Portanto, ele também deve potencializar suas qualidades para que possa ter sucesso.

Advertisement

Nesse sentido, ver um pouco sobre suas paixões e como elas se encaixam em uma franquia. Seja o gosto por cozinhar, facilidade com informática, desejo por viajar pelo mundo ou afinidade com redes sociais.

Estes são apenas alguns dos exemplos que podem direcionar você na sua escolha. Trabalhar com algo que gosta tornará seu dia a dia melhor, dará mais ânimo para pesquisar e dedicar ao negócio.

Analise também se você tem as características necessárias para a atividade. Isso porque, muitos negócios precisam que o franqueado seja uma pessoa comunicativa. Este é um diferencial para conseguir muitas vendas.

Por outro lado, se você tem um perfil mais reservado, também encontra tipos de negócios com o qual poderá lidar. Por isso, esta escolha é tão importante.

Pesquise várias opções de franquias

Falamos que o mercado de franquias é bem amplo, com muitas marcas. Então, pesquisar as opções é um passo fundamental. Logo, avalie que tipo de produto ou serviço se encaixa ao seu perfil e gosto pessoal.

Advertisement

Após delimitar um nicho de atuação, pesquise as franquias que trabalham nele. Entenda como as marcas funcionam, rentabilidade, e diferenciais de cada uma.

Em seguida, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas. Na sequência, faça um comparativo entre elas. Não se apegue apenas aos números como a projeção de lucro, e ainda, entenda detalhes sobre cada uma delas.

Quanto mais você conhecer as franquias, mais subsídios terá para escolher a marca ideal. Por fim, aquela rede que melhor se encaixa ao seu perfil, e o seu mercado local.

Planeje o seu investimento

Outro ponto que faz parte do processo de escolha da franquia é a parte financeira. Então, avalie primeiro quanto você tem para investir.

Nesse sentido, pode ser interessante reorganizar as finanças, diminuir custos da sua vida pessoal e familiar. Ainda, faça economia para ter mais dinheiro para investir.

Advertisement

Mas é importante entender que a empresa demora um tempo até ter um bom lucro. Porém, as contas do negócio e da sua vida não param de chegar. Assim, separe uma reserva de emergência e veja o valor que sobra. Este será o quanto poderá investir na franquia.

Delimitado este valor, busque franquias que se encaixam nele. Por outro lado, evite pegar empréstimos para empreender. Isso porque, pode tirar sua tranquilidade e seu lucro.

Enfim, se organize, planeje quanto poderá investir e se mantenha firme neste plano. Por último, esse será um ponto de tranquilidade para o sucesso do seu projeto.

Analise as informações financeiras da franquia

Analise bem as informações financeiras da rede. Até porque, estes dados aparecem na COF. Ela é um documento que informa os custos de implantação do negócio. Porém, não detalha apenas isso.

A COF é um documento regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), na qual deve conter informações sobre a operação da franqueadora.

Advertisement

Por exemplo, informar os custos rotineiros de uma unidade, como taxa de royalties e fundo de propaganda. Ainda, qual o valor a ser cobrado e sua periodicidade.

Do mesmo modo, a franqueadora apresenta uma projeção de ganhos para suas unidades. Isso permite que você busque uma rede que ofereça um lucro próximo do que você precisa.

Avalie a reputação da marca e franqueadora

No processo de como escolher uma franquia de sucesso, o empreendedor deve analisar os suportes que lhe serão dados. Da mesma forma, avaliar se eles são interessantes, eficientes, e ajudarão no desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, avaliar se a franqueadora auxilia na escolha do local da unidade, para a decoração do estabelecimento e suporte para a gestão.

Além disso, pesquise se os produtos ou serviços da empresa fazem sucesso junto aos clientes. Uma busca nas redes sociais da franquia dão uma boa visão sobre a opinião dos consumidores.

Advertisement

Enfim, verifique se a franqueadora estará sempre ao seu lado, apoiando para o bom desenvolvimento do empreendimento.

Compare as franquias, negocie e escolha

Após analisar estes pontos, separe algumas franquias que mais chamaram sua atenção. Entre elas, faça um comparativo, coloque no papel os prós e contras de cada marca.

Neste último passo você deve entrar em contato com as franquias e negociar com elas. Veja o que podem oferecer de vantagem para você assinar com elas.

Pode ser que alguma isente você da taxa de propaganda, ou dos royalties, por um tempo. Ou então, financie a taxa de franquias. Mas é possível entrar em um acordo que seja bom para todas as partes.

Depois deste processo, você está pronto para fechar negócio com a franquia. Assim, pode aproveitar e aprender mais sobre o assunto no curso Franquias sem Cilada. Agora, cabe aproveitar os suportes, se preparar e trabalhar. Sua dedicação será um diferencial para o seu sucesso.

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje