Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Como escolher um segmento de franquia? Saiba o que pesar na hora da escolha

Pessoa segurando um contrato. Imagem ilustrativa do texto sobre como escollher um segmento de franquia.

O setor de franchising conta com nichos diversos para o empreendedor. Hoje você vai conhecer e saber como escolher um segmento de franquia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve crescimento no setor em 2020, faturando cerca de R$ 167,1 bilhões. Logo, a rede de franquias são formas mais seguras de investimento, por isso vale a pena investir nelas.

Sem contar, em todo o suporte oferecido pelas franqueadoras durante a administração do negócio. Assim, o setor de franchising pode ser uma boa opção para abrir o próprio negócio.

Advertisement

Afinal, como escolher um segmento de franquia?

Na hora de saber como escolher um segmento de franquia vários fatores pesam, como analisar o mercado, o seu perfil e a reputação da marca.

Então, acompanhe a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto e prepare-se para escolher a franquia certa para você.

Entenda bem o que você quer fazer

Antes de mais nada, para entender bem o que você quer fazer, verifique qual o seu perfil empreendedor. Isso porque, existem empreendedores que gostam mais de lidar com o público e resolver conflitos.

Por outro lado, existem aqueles mais ligados às questões burocráticas, que usam os números para tomar sua decisão, por exemplo.

Dessa maneira, é necessário que o franqueado identifique o que quer fazer de acordo com o seu perfil para buscar uma franquia com a qual se identifica. Portanto, trabalhar com algo que gosta é fundamental para ter motivação no dia a dia. 

Ao adquirir uma franquia, quanto mais engajado com o trabalho o franqueado estiver, melhores serão os resultados que poderá alcançar. Por isso, também é importante conhecer a marca e verificar se ela tem uma boa reputação no mercado. 

Avalie seu mercado local

Pessoas analisando um papel. Ilustração do texto sobre como escolher um segmento de franquia.
Avaliar o seu mercado é fundamental para ter sucesso com um negócio.

Outro fator importante é a análise da concorrência e do seu público local. Esses fatores são essenciais na hora de tomar a decisão do local que você vai abrir o negócio, até porque pode-se identificar se ele é mesmo o ideal.

Mas não se preocupe que a franqueadora te ajuda na escolha do ponto comercial.

Analise os números do mercado

Não se esqueça também de verificar os números do mercado em geral para saber se ele tem apresentado bons resultados.

Inclusive você pode se informar sobre os resultados dos segmentos das franquias para embasar sua decisão.

Pesquise franquias e compare

Os franqueados devem fazer uma pesquisa completa, comprando as franquias desejadas, considerando principalmente a experiência de clientes e de outros franqueados. 

Como escolher um segmento de franquia, exige do investidor a busca por uma marca com a qual ele se identifica. Sendo assim, confira se você está alinhado com as propostas da empresa.

Além disso, ao escolher uma franquia, o investidor deve ter prazer ao atuar no segmento para conseguir um bom desempenho. 

Confira suas condições financeiras

Por último, mas não menos importante, está a análise do quanto você pode gastar efetivamente. O conhecimento dos valores financeiros investidos, é uma grande vantagem do modelo de negócio de franquias.

Assim, o valor pode ser um dos filtros para você usar na hora de aplicar o seu conhecimento de como escolher um segmento de franquia. Mas além disso, você poderá contar com outros valores, como o retorno financeiro e o prazo de retorno.

Então, saiba que você encontra valores e várias outras informações relevantes, na Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse documento estão todas as informações úteis que você precisa saber sobre o negócio.

Quais são os segmentos de franquia, segundo a ABF?

Mulher pensativa. Ilustração do texto sobre como escolher um segmento de franquia.
Saber quais são os segmentos de franquias ajuda o empreendedor no processo de escolha.

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher um segmento de franquia rentável, selecionamos abaixo os segmentos de franquia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Então, a seguir você aprenderá como atuar em cada um deles, além de encontrar dados sobre o setor. Confira!

Alimentação – Comércio e Distribuição

O Brasil registrou recordes no delivery durante a pandemia. De acordo com uma pesquisa da Statista, o Brasil foi responsável por 48,7% do delivery da América Latina em 2020. 

Ainda, de março a abril de 2020, o delivery brasileiro cresceu 155% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, este é um dos segmentos de franquias propícios para empreender.

Alimentação – Food Service

Mulheres comendo. Ilustração do texto sobre como escolher um segmento de franquia.
O setor de alimentação sempre tem alta demanda por ser um item necessário.

Ao abrir uma franquia no segmento de Alimentação, saiba que ele vem se mantendo como um dos mais importantes do cenário nacional. 

Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor teve um faturamento de R$ 40,8 bilhões, mesmo em um contexto de crise. 

No segmento é possível atuar com franquias de fast food, pizzarias, lanches, refeições completas ou sobremesas. 

Mas existem também opções de culinária regional e estrangeira ou com foco em alimentação saudável. As franquias de bebidas também se inserem nessa categoria, com cafeterias, lojas de sucos, vitaminas, chás e outros. 

Casa e Construção

As franquias de Construção estão diretamente atreladas à construção civil que possui ampla demanda. 

Dessa maneira, produtos e serviços da categoria são sempre necessários. Seja para construção, reformas ou aluguéis de casas, apartamentos ou espaços comerciais.

Assim, é possível oferecer ideias para projetos de reforma, paisagismo, construção, manutenção, compra e aluguel de diferentes espaços. 

Para se ter uma ideia, em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um faturamento de R$ 12,4 bilhões. Isso significou um crescimento de 12,8% em relação a 2019. 

Outro ramo é o de decorações, que pode envolver desde móveis planejados até produtos para ambientes internos. 

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Computador. Imagem ilustrativa do texto sobre como escolher um segmento de franquia.
O setor de comunicação, informática e eletrônicos é bem diversificado.

Nesse segmento, primeiramente, temos o ramo da informática, com produtos e serviços relacionados à manutenção de computadores, como: suporte técnico de rede, software, hardware, backup, infraestrutura na nuvem etc.

Depois, temos o ramo da eletrônica, com serviços de manutenção e conserto de aparelhos eletroeletrônicos, de instalação de equipamentos, como: sistemas de monitoramento e segurança, entre outros.

Já em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 6 bilhões no segmento. 

Além disso, temos o setor de comunicação, que conta com uma variedade de serviços que podem ser direcionados para os mais diferentes tipos de empresa. 

Dessa forma, é possível atuar com propaganda, no desenvolvimento de materiais e campanhas usadas tanto no ambiente digital quanto fora dele.

As agências focadas em estratégias de marketing digital e SEO também entram no segmento e desenvolvem planos de atuação para o crescimento de marcas.

Entretenimento e Lazer

Momentos de lazer e diversão não tem preço. Por isso, destinamos não apenas tempo, como dinheiro, em atividades que gostamos. Nesse segmento existem atividades diversas.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), o faturamento do mercado infantil em 2017 foi de R$ 6,3 bilhões.

Assim, temos franquias que trabalham com eventos, o que pode envolver espaços para festas, buffets para comemorações diversas, entre outros. Ou mesmo espaços com jogos e atividades voltados para o público adulto. 

Existem também as lojas que comercializam brinquedos, videogames e outros produtos destinados para os momentos de lazer das pessoas.

Hotelaria e Turismo

Pessoa de costas com mochila e olhando vista. Ilustração do texto sobre como escolher um segmento de franquia.
O setor de viagens está se aquecendo novamente.

Todo mundo gosta de aproveitar as férias e feriados para conhecer novos lugares e curtir momentos de diversão.

As franquias no segmento de Turismo e Hotelaria fazem parte de um setor do mercado que vem adquirindo um grande destaque nos últimos anos. Tanto que em 2018, o Turismo representou 8,1% do PIB brasileiro. 

Existem diferentes tipos de programas, que costumam atrair públicos específicos, como: o turismo de aventura, o turismo cultural, religioso, ecoturismo e outros. 

Por fim, temos serviços conhecidos de pacotes, passagens e hotelaria. Em uma agência, também é possível oferecer outros serviços para complementar a viagem, como: locação de automóveis, seguros de viagens e outros. 

Limpeza e Conservação

Em 2020, a ABF registrou um faturamento de R$ 1,3 bilhão no segmento de Limpeza e Conservação.

Nesse segmento também podem ser oferecidos serviços diversos, por exemplo: serviços de lavanderia, costureira, faxina e até de passar roupa. Outros processos são focados em serviços de limpeza residenciais e de empresas.

Moda

Roupas no cabide.
As vendas virtuais seguiram em alta em 2021.

Nesse segmento, os profissionais podem atuar tanto vendendo os produtos diversos, como as roupas, quanto prestando serviços, como consultorias e divulgação.

Segundo dados levantados pelo Melhor Envio, empresa do Grupo Locaweb, Moda é a categoria de produtos que mais cresceu no e-commerce brasileiro em 2021.

Em meio a pandemia, muitas empresas puderam encontrar uma oportunidade de manter ou aumentar o faturamento por meio das vendas on-line.

Segundo um estudo realizado pelo IDC e pela Infobip, em média, 88% brasileiros compraram on-line em 2021.

Saúde, Beleza e Bem-estar

De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor, no ano de 2020 o mercado de Higiene e Beleza cresceu 4,7%.

Desse modo, temos um segmento que apresenta modelos de negócio variados. Por exemplo, existem lojas físicas e on-line que comercializam diversos produtos para o corpo, cabelo, unhas e afins. 

Além disso, temos as clínicas que oferecem procedimentos de saúde e outras que trabalham com serviços voltados para a parte estética, além dos salões de beleza.

Dessa forma, voltados para a saúde, tem os consultórios médicos e odontológicos, que oferecem serviços para o corpo e saúde bucal.

Ao mesmo tempo, temos as farmácias comuns e de manipulação, além de lojas que comercializam cosméticos, perfumes e outros produtos de beleza. 

Serviços automotivos

O ramo de estética automotiva é um dos investimentos mais rentáveis para se fazer, já que atende um grande público no país e que só tende a crescer.

De acordo com uma pesquisa feita pela Anfavea, as previsões para 2022 são de crescimento da produção de veículos de 9,4%.

As possibilidades de negócios são grandes. Por exemplo, existem as franquias de estética automotiva, que trabalham com os serviços de limpeza, higienização de bancos, ar-condicionado, proteção de pintura, entre outros. 

Sem contar as lojas que trabalham com a comercialização de produtos automotivos, como: as ceras de proteção, produtos para limpeza de rodas e mais. Tem também as lojas voltadas especificamente para a venda de pneus e outros acessórios. 

Desse modo, existem negócios que trabalham com serviços de locação de veículos ou vistoria veicular, além de empresas que trabalham com serviços de proteção, com sistema antirroubo e afins. 

Já as oficinas oferecem troca de óleo, manutenção de peças, revisão e outros processos para o funcionamento do carro. 

Funcionário limpando carro por dentro.
Os processos de estética automotiva são muito procurados pelos consumidores.

Serviços e outros negócios

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor de Serviços e outros negócios teve um faturamento de R$ 26,6 bilhões. 

Isso porque, temos um segmento que abrange uma série de soluções importantes para o dia a dia das pessoas.

Dessa forma, temos as franquias que oferecem soluções financeiras, trabalhando com máquinas de crédito, débito e outras transações que são úteis para estabelecimentos comerciais.

Além disso, existem as franquias de corretoras, que oferecem várias soluções de seguros para pessoas e empresas, bem como previdência privada e até financiamentos. 

Há também franquias que oferecem serviços de logística ou contabilidade. Nesse segmento entram as franquias de pet shop, tanto de venda de produtos quanto serviços de banho, tosa e demais cuidados. 

Serviços educacionais

Existem franquias de educação para as mais variadas finalidades, voltados para o público infantil, jovem ou adulto. Assim, a ABF registrou um faturamento de R$ 10,9 bilhões do setor em 2020. 

Então, quando falamos em franquias de educação, têm as empresas que trabalham com idiomas e cursos profissionalizantes. 

Outros tipos são as franquias de reforço escolar, aulas particulares e as franquias de escola de música.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre os melhores segmentos de franquias para empreender, leia este texto que pode lhe ajudar, leia, Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens, como fazer e lucrar

Artigo anterior

Bons negócios para cidades pequenas: 11 opções que valem a pena para investir

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.