O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como empreender sendo iniciante? Dicas infalíveis para você fazer e ter sucesso

Acesse uma parte específica do artigo

Computador com uma pessoa com a mão sobre o teclado, em uma mesa com uma xícara ao lado. Imagem ilustrativa do texto sobre como empreender sendo iniciante.

Como empreender sendo iniciante? Dicas infalíveis para você fazer e ter sucesso

Para quem está pensando em investir em seu primeiro negócio próprio é importante entender como empreender sendo iniciante e os cuidados necessários para este processo. Veja no conteúdo algumas dicas interessantes para você não se perder.

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Segundo pesquisa feita em 2020, cerca de 50 milhões de brasileiros pretendem abrir a própria empresa nos próximos três anos.

Logo, o empreendedor iniciante deve ficar atento, pois é essencial ter uma boa organização para que possa estruturar o próprio negócio de forma eficiente e sem gastar muito.

Advertisement
Advertisement

Aqui, mostraremos alguns aspectos importantes necessários para ser entendido neste processo de como empreender sendo iniciante. Continue a leitura!

Como empreender e ter sucesso sendo iniciante?

Para o empreendedor iniciante ter sucesso deve pesquisar bastante antes de investir. Por isso, vale a pena ficar atento às dicas a seguir.

Nesse sentido, é fundamental que não se tenha pressa, pois é necessário pesquisar e avaliar como fazer este caminho. Para quem está começando a empreender, todo cuidado é pouco!

Dessa forma, saiba o que você quer, conheça os mercados, avalie quanto tem para investir, se vai empreender em casa ou em uma loja, seu público-alvo, entre outros detalhes do negócio pretendido.

Explicamos alguns destes passos para quem está em busca do seu primeiro negócio e quer fazer isso da forma mais eficiente e atenta aos detalhes importantes do processo.

Tenha certeza do que você quer

Um dos primeiros passos para quem vai empreender é saber com o que quer trabalhar, o que quer fazer nesta nova etapa.

O empreendedor deve se autoanalisar, ver o que lhe traz mais alegria, quais são suas paixões, e como isso tudo pode ser aproveitado em um modelo de negócio.

Por exemplo, se o empreendedor gosta de cozinhar, ou então de carros, bem como de viajar, essas paixões podem ser um ponto inicial para a escolha de um negócio.

Além disso, existem formas e formas de atuar, e você deve-se buscar aquela que mais lhe atender.

Sendo assim, trabalhar com vendas diretas ou vender um produto ou serviço pela Internet pode ser uma opção. Isso porque, são duas maneiras de trabalhar, e que exigem um perfil próprio para cada uma delas.

Imagine ter que trabalhar longas horas, já que um negócio próprio exige muita dedicação, com algo que você não gosta, ou que não se encaixa ao seu perfil?

Dessa forma, é importante que tenha esta ligação entre o seu perfil, seus gostos pessoais e com o negócio que está para começar.

Valide sua ideia

Neste processo de como empreender sendo iniciante, você deve tentar ser o mais eficiente possível. Assim, antes de começar a colocar em prática o seu negócio, valide sua ideia antes.

Desse modo, antes de empreender, veja com as pessoas ao seu redor o que acham da sua ideia, se os seus produtos ou serviços são atrativos.

Por exemplo, se vai investir em um restaurante, apresente seus pratos às pessoas próximas.

Em seguida, tente conversar com pessoas que tenham um perfil parecido com o qual você pretende trabalhar, seja delimitando uma região, o sexo, idade ou classe social.

Depois, você terá uma ideia mais próxima do que esperar de seus futuros clientes.

Porém, nessa etapa, é importante que não se deixe levar por opiniões negativas, tente tirar proveito de tudo que lhe foi passado. Um feedback negativo não pode botar tudo a perder em relação ao seu sonho.

Além disso, nessa hora é possível fazer algumas alterações e ajustes com o retorno das pessoas. Isso porque, pode ocorrer um insight que viabilize a mudança dos rumos do seu negócio.

Outro ponto que é interessante de se levar em consideração são os concorrentes. Entenda como outras empresas fazem, qual o diferencial delas e busque incorporar algumas das ideias ao seu negócio.

Veja o que as pessoas ao seu redor acham. Como dito, não se deixar desanimar pela opinião de outros, mas ouvir outras pessoas pode garantir insights e coisas que não tinha percebido.

Considere abrir uma franquia

Uma boa forma para um primeiro negócio é o modelo de franquias. Esse formato simplifica o processo de gerir uma empresa e é mais seguro para o empreendedor iniciante.

Sendo assim, o modelo é um negócio por meio do qual o franqueador vende o direito de uso de uma marca, juntamente com os processos adotados para implantação e operação de uma unidade a um terceiro, passando esse a ser um franqueado da rede de franquias.

Nesse caso, o franqueado paga royalties para o franqueador, ou seja, parte dos lucros recebidos no negócio são repassados para o dono da marca. Ainda, paga uma taxa de franquia para ter acesso ao know-how da marca e os suportes da franqueadora.

As principais características de modelo de franquias são empresas com muita eficiência em gestão e conhecimento do segmento do negócio, com uma marcas reconhecidas e testadas no mercado.

Dessa forma, começa um negócio já conhecido pelo público. Além do reconhecimento no mercado, ao fazer parte da rede de franquias, você também ganha o auxílio dos setores, como: marketing, tecnologia, financeiro etc. Todos disponíveis para lhe atender.

Do mesmo modo, esse conhecimento especializado garante que o franqueado comece na frente daqueles que investem em um negócio do zero, lhe dando certa garantia de sucesso.

Ainda, desde o treinamento inicial de administração do negócio até o apoio em decisões futuras, as franquias disponibilizam todo o suporte e treinamento necessário para os novos empresários.

O treinamento também é oferecido para os funcionários que trabalharão na nova unidade, para que todos tenham o conhecimento específico para atuar com os programas da rede e para seguir a cultura da empresa.

Estude seu mercado local

Antes de começar um negócio é necessário que o empreendedor estude do mercado onde irá atuar. Seja na sua região ou então no segmento como um todo, para entender os rumos que está seguindo.

Nesse sentido, o negócio é algo que deve aproveitar as lacunas deixadas pelos concorrentes, bem como buscar um tipo de empreendimento que possa aproveitar o público da região.

Além disso, nesse processo de como empreender sendo iniciante é necessário pesquisar, conhecer as novidades que estão surgindo e que podem impactar no seu negócio.

Portanto, faça um bom estudo, levante a média de renda da região, quais os hábitos de consumo dos moradores. Em seguida, isso pode ser um diferencial para a estrutura do seu negócio, precificação e até a localização.

Enfim, um bom entendimento do mercado é um diferencial para que possa ser eficiente e com isso investir de forma certeira em seu primeiro negócio.

Organize sua vida financeira

Um ponto importante para o empreendedor iniciante é a questão financeira. Por isso, antes de abrir o seu próprio negócio organize sua vida financeira.

Veja quais são suas despesas pessoais que podem ser removidas para que possa sobrar um dinheiro. Isso é um passo válido já que a empresa pode demorar a dar lucro, mas as contas pessoais e do negócio não param de chegar.

Do mesmo modo, junte um capital de giro para ter um fluxo de caixa sólido, mesmo em um momento em que a empresa venda menos do que o esperado.

Pode ser que a empresa gere um bom lucro em pouco tempo, mas se isso não acontecer, será importante ter uma vida financeira mais organizada para lidar com as oscilações.

Crie valor aos seus produtos

Desde o início do seu negócio, o empreendedor deve buscar uma boa divulgação dos seus produtos, mostrar aos seus futuros clientes o valor que eles têm.

Empreender é saber captar os consumidores, mostrar que sua empresa pode dar o que procuram, com qualidade e eficiência.

Por fim, agregue valor ao seu atendimento e produtos, apresente diferenciais que vão atrair mais e mais pessoas, que não irão comprar apenas uma vez, mas vão retornar ao seu negócio.

Planeje o passo a passo do seu negócio

Como dito, organização é fundamental para quem busca como empreender sendo iniciante. Principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.

Por isso, faça um bom planejamento, tenha um passo a passo para estruturar o seu negócio. Cada etapa precisa ser bem executada para que lá na frente não surjam problemas.

Nesse sentido, tenha um plano de negócio, com custos, capacidade de investimento, gastos que podem ocorrer e projetar cenários futuros para se preparar para mudanças de mercado.

Enfim, ao se organizar, o empreendedor iniciante terá mais segurança para tomar as decisões. Logo, poderá antecipar problemas e lidar com eles de forma rápida.

Se capacite para empreender

O empreendedor iniciante precisa se capacitar, aprender com outro empreendedor, entender os custos e buscar conhecimento. Com a internet este aprendizado ficou mais acessível e você precisa aproveitar isso.

Hoje em dia é possível aprender até por meio das redes sociais, e com isso desenvolver habilidades de empreendedorismo. Então, descubra sobre tudo e mais um pouco, pois conhecimento nunca é demais.

Aprenda também sobre o negócio, o mercado, até a respeito de como lidar com a pressão de ter uma empresa e viver como um empreendedor.

Seja persistente

Algo que todo empreendedor precisa ter é a persistência. Ou seja, não desista facilmente. Isso porque, ter um negócio pode ser uma montanha russa e você precisa estar preparado tanto para os altos quanto para os baixos.

Sendo assim, haverá momentos de vendas fracas, problemas, oscilações, mas o importante é não desistir, pensar estrategicamente, buscar soluções e seguir em frente.

Para finalizar, como dito, uma forma de como empreender sendo iniciante são as franquias. Então, separamos uma lista de marcas rentáveis no franchising para você conhecer um pouco mais. Acesse!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje