O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como comprar uma franquia: passo a passo de como fazer a negociação

Como comprar uma franquia: passo a passo de como fazer a negociação

Sumário

Neste texto, vamos explicar tudo sobre como comprar uma franquia, que pode ser uma forma de abrir seu próprio negócio. Por isso, leia até o final e confira dicas para negociar sua unidade com mais segurança e lucrar.

Os números do franchising no primeiro trimestre de 2024 foram positivos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias alcançaram um faturamento de R$ 60,560 bilhões. Isso representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Logo, para você que quer comprar franquia é importante saber que elas oferecem produtos ou serviços em diversas áreas e com investimento inicial variado. Dessa forma, investir em uma franquia pode contemplar praticamente qualquer empreendedor, sobretudo quem não tem experiência.

Afinal de contas, as redes de franquias oferecem diversas facilidades para os investidores. Além disso, os franqueados podem contar com um time de especialistas para orientar e tirar dúvidas. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é uma franquia?

O franchising, termo em inglês para franquia, é um modelo de negócio onde se concede a permissão de uso de uma marca ou patente.

No Brasil, esse tipo de empresa está em expansão constante, superando até mesmo períodos de crise econômica, e se destaca como um dos modelos de negócio mais seguros e adaptáveis.

A franquia oferece diversas vantagens, especialmente porque já vem estruturada. Dessa forma, você não precisa começar do zero, pois já conta com um padrão e uma estrutura definidos, além de comercializar produtos ou serviços de uma marca já conhecida pelo mercado.

No universo das franquias, existem dois perfis principais: o franqueado e o franqueador. O franqueado é quem investe na franquia e tem o direito de usar o nome da marca. O franqueador, por sua vez, é o proprietário da marca e a disponibiliza para a aquisição dos interessados.

Vantagens de comprar uma franquia

Comprar uma franquia traz muitas vantagens. Primeiro, você não precisa começar do zero, pois o negócio, como dito, já vem estruturado. Além disso, o franqueador oferece suporte contínuo, por exemplo, com o marketing e treinamento.

Outra vantagem é a força da marca, que já é conhecida e confiável para os consumidores. O risco de fracasso também é menor, pois o modelo de negócio já foi testado e aprovado.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, franquias têm mais facilidade em conseguir financiamento, já que os bancos confiam mais em negócios estabelecidos.

Por fim, comprar uma franquia é uma opção segura e lucrativa para investir. Mais a frente, entenda como abrir uma franquia. Mas antes, descubra como comprar a sua unidade com segurança.

Descubra como comprar uma franquia com mais segurança

Vamos apresentar o passo a passo de como comprar uma franquia para você realizar o processo de forma fácil e sem ter dor de cabeça. Assim, nas dicas abaixo, estão alguns fatores que podem lhe ajudar a escolher e considerar a melhor marca.

Isso porque, no processo de análise de uma franquia, é necessário ter cuidado e considerar bem cada fator. Por outro lado, lembre-se: nem toda marca é ideal para você.

Então, respeite seus objetivos e tenha em mente que o sucesso de um negócio pode depender de muitos pontos Agora, confira nosso passo a passo e saiba de vez como comprar uma franquia. Acompahe!

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Defina com o que você quer trabalhar

O primeiro passo para comprar uma franquia é saber com o que você quer trabalhar. Essa etapa é essencial, pois atuar em uma área em que se tem interesse melhora os resultados e motivação do empreendedor.

Imagine acordar todos os dias e ter que se dedicar a um negócio com o qual você não tem afinidade. Parece péssimo, não é mesmo? De fato, a afinidade com a área de atuação faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Assim, você pode começar o processo de compra da sua franquia ao analisar segmentos pelos quais você se interessa. Entre eles, setores que você gosta, seus hobbies etc.

Você não precisa, necessariamente, escolher uma área na qual já tenha atuado. Contudo, a experiência prévia pode ser um diferencial.

Analise os modelos de negócio disponíveis

Outra etapa importante da compra de uma franquia é escolher entre os modelos de negócio disponíveis. Dessa forma, você pode pautar sua escolha no fato de preferir um empreendimento presencial ou home office.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Essa escolha é pessoal e depende de sua capacidade de investimento e tempo de dedicação. Nos negócios de loja física, por exemplo, o investimento costuma ser maior.

Afinal de contas, é preciso arcar com aluguel e reforma do ponto comercial, comprar mobílias e adaptar o espaço. Do mesmo modo, esses negócios costumam ter estoques e funcionários, o que acarreta ainda em outros gastos.

Nesse sentido, alguns modelos de negócio presencial demandam menos espaço e funcionários. Esse é o caso dos quiosques, franquias móveis (bikes, carrinhos, kombis etc) e container.

Sendo assim, é possível instalar essas franquias em espaços comerciais e ter negócios mais compactos. Mas para quem busca baixo investimento, as melhores opções são as franquias home office ou home based.

Isso porque, é possível atuar pela internet, sem barreiras geográficas. Ao mesmo tempo, esse modelo de negócio pode ser uma opção para quem busca uma fonte de renda extra.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Organize suas finanças

Antes de comprar uma franquia, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro. Dessa forma, você deve considerar quanto pode investir e se organizar para manter seus gastos até que a unidade dê lucros.

Antes de tudo, vale ressaltar que o investimento é apenas uma das taxas que os franqueados precisam pagar. Por isso, é importante ter em mente todos esses gastos previamente.

Porém, a boa notícia é que você pode conferir esses valores com antecedência e se programar. Sendo assim, basta solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que toda franqueadora é obrigada a disponibilizar.

Então, você pode conferir os gastos previstos e se programar. Do mesmo modo, é importante definir se você vai juntar o dinheiro ou optar por linhas de crédito.

Além disso, você deve ter um capital de giro mínimo para manter a empresa e seus gastos pessoais até que o negócio comece a dar retorno.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Inclusive, todas essas informações são abordadas no curso Guia Para Iniciantes em Franquias. As aulas estão disponíveis online. Você pode assistir clicar aqui para aprender detalhadamente como investir em uma franquia.

Avalie seu mercado local

Outra etapa para comprar uma franquia é a avaliação do mercado local. Assim, você pode pesquisar quem é o público-alvo, tendência de produtos e serviços e em que situação acontece a compra.

Em primeiro lugar, já que você decidiu a área em que pretende atuar, pode identificar uma brecha nesse mercado. Ou seja, encontrar um serviço ou produto que ainda não é oferecido no seu mercado local.

Você pode também buscar novas formas de vender produtos que já são queridos na sua região. Além disso, é importante pesquisar quem é, onde está e qual o perfil de seu público consumidor.

Faça uma boa pesquisa por marcas

Mais uma etapa essencial da compra de uma franquia é pesquisar algumas marcas. Afinal, seu contrato com a rede vai durar alguns anos e é preciso escolher com sabedoria. Por isso, busque fontes confiáveis de informação.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Atualmente, há diversos sites em que você pode conhecer opções de negócios para investir. Mas é importante verificar se esses portais são realmente confiáveis.

Aqui no Portal Top Franquias, por exemplo, você encontra conteúdo de qualidade todos os dias. Então, pesquise de acordo com suas intenções de investimento, interesses e afinidades. Logo, é possível fazer um filtro e delimitar a busca com opções que são realmente vantajosas para você.

Aprenda tudo sobre as marcas interessantes

Quando encontrar uma marca que seja do seu interesse, busque o máximo de informações sobre ela. Desse modo, é possível verificar se a franquia está em alta e quais suas características. Ainda, entender como funciona uma franquia, como montar franquia, como abrir franquia e muito mais.

Hoje em dia, não é difícil encontrar informações sobre uma marca. Você pode, por exemplo, começar jogando o nome da empresa nas redes sociais para ver o que estão falando sobre ela.

Além disso, o Google e o YouTube estão repletos de conteúdos de clientes e empreendedores sobre franquias. Por meio desses materiais, é possível fazer uma escolha mais segura e conhecer mais sobre a marca em que você pretende investir.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Do mesmo modo, você pode pesquisar sobre franquias famosas e se inspirar em suas trajetórias de sucesso. Mesmo que não vá investir nelas, essas redes podem ser uma aula sobre empreendedorismo.

Entre em contato com as franqueadoras

O próximo passo para comprar sua franquia é entrar em contato direto com a franqueadora. Assim, você pode tirar dúvidas sobre o negócio e saber como funciona o contato da marca com os seus franqueados.

Lembre-se de que esse contato vai ser muito importante durante todo o processo. Por isso, esse vai ser o primeiro momento para estabelecer essa parceria.

Então, não tenha medo de levar suas dúvidas, fazer perguntas e questionar os especialistas da marca. Afinal de contas, eles estão lá para isso.

Além disso, esse momento pode ser importante para pedir ajuda em questões relativas à abertura do negócio. O encontro com a marca pode acontecer presencialmente ou online, tudo depende de seu combinado com o franqueador.

Converse com franqueados das redes

Para ter ainda mais segurança ao comprar uma franquia, é importante conversar com outros franqueados da marca. Assim, você pode conferir se a franqueadora realmente garante tudo aquilo que promete e se os investidores estão satisfeitos.

Mas como você vai falar com outros franqueados? Não precisa se preocupar. Afinal, as franqueadoras são obrigadas a disponibilizar o contato de outros investidores na COF.

Dessa forma, você pode entrar em contato e perguntar se eles estão satisfeitos com a atuação, como funciona o negócio na prática etc. Assim, você evita imprevistos futuros.

Portanto, tire suas dúvidas e faça todas as perguntas que quiser. Por fim, tenha segurança de que a franqueadora garantiu a eles o que prometeu na COF.

Experimente os produtos e serviços das franquias

Já que você está pensando em investir em uma franquia, é interessante visitar uma das unidades para conhecer de perto. Assim, experimente os produtos ou serviços, veja como é o atendimento e a padronização da marca.

Não é possível conduzir um negócio e buscar a excelência se você não confia no que vende. Por isso, essa etapa é mais importante do que você imagina!

Além disso, sempre é bom lembrar que as franquias trabalham com produtos e serviços padronizados. Logo, sua unidade vai atuar com o mesmo portfólio que as demais.

Só então escolha sua franquia!

Só depois de passar por as etapas anteriores, entre em contato com a franqueadora para fechar o negócio. Isso porque, é o momento de cuidar de todos os detalhes para a abertura da sua unidade!

Após fechar o contrato, você vai precisar resolver algumas burocracias relativas ao negócio. Desse modo, separe um tempo na sua rotina, pois essa etapa é importante e determinante para o começo das atividades.

Em seguida, você e sua equipe (se tiver) devem passar pelos treinamentos iniciais para aprender sobre o negócio. Vale lembrar que essas capacitações são essenciais para a transferência do know-how da marca.

Por último, é hora de cuidar dos detalhes da inauguração e começar a ativar sua rede de contatos para prospectar clientes.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu o que é preciso para comprar uma franquia. Além disso, aprendeu dicas estratégicas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, dê o pontapé inicial para abrir o seu próprio negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje