O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Afinal, como começar um negócio de forma segura e sem risco de falir?

Afinal, como começar um negócio de forma segura e sem risco de falir?

Sumário

Muitos desejam saber como começar um negócio de forma segura e sem risco de falir. Hoje, vamos mostrar algumas dicas para tornar isso possível.

Antes de mais nada, vale destacar que um bom modelo de negócio seguro é o de franquias. Afinal, em 2023, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias faturaram por volta de R$ 240,6 bilhões. Ou seja, um crescimento significativo comparado ao ano anterior.

Porém, para empreender é importante contar com mudanças e desafios. Então, se você já sabe o que deseja fazer, basta colocar o seu plano em ação. Continue a leitura!

Dicas de como começar um negócio de forma segura

Confira agora boas dicas de como começar um negócio de forma segura. Mas primeiro será preciso, por exemplo, avaliar seu perfil e mercado local.

Além disso, é importante procurar informações para aprimorar os seus conhecimentos e se aprofundar no assunto. Veja alguns passos que vão lhe ajudar a começar um negócio de forma segura.

Então, para começar, faça um bom planejamento, pois é importante. Cada pessoa tem um modo próprio de se organizar. Portanto, seja fiel ao seu jeito, mas defina o negócio de maneira planejada.

O mercado está em modernização constante. Nesse sentido, leve isso em consideração na hora de fazer o planejamento.

Busque realizar tudo o que estiver ao seu alcance para atrair o seu público. Afinal, é para ele que você irá produzir ou prestar os seus serviços.

Entenda quem é seu alvo a ser atingido e quem você quer alcançar. Tendo isso em vista, basta começar a projetar e fazer planos de como satisfazer o consumidor. Dessa maneira, ao escolher uma rede de franquias, você já pode contar com um plano de negócio estruturado.

Ninguém vai chegar ao seu objetivo sem uma dose extra de esforço. Por isso, agora que você já sabe como começar a empreender, não perca tempo e mãos à obra.

Após o planejamento, o segundo passo é escolher a marca certa para seus objetivos. Assim, veja como começar um negócio de forma segura.

Inclusive, discutimos essa questão de maneira detalhada no curso “Guia Para Iniciantes”. As aulas podem ser acessadas na internet. Clique aqui para aprender mais sobre o investimento em franquias.

Analise seu perfil empreendedor

A rotina diária é um fator muito importante para os negócios. Exatamente por isso você deve planejar seu cotidiano. Dessa forma, isso não só vai lhe dar certeza de que fará a escolha certa, como também vai lhe motivar.

Sendo assim, você pode visualizar um futuro promissor e bem-sucedido do seu negócio. Até porque, cada passo dado hoje lhe ajudará a montar o seu negócio de forma segura.

Então, seja firme em seus propósitos e também perseverante. Pense o seguinte: muitos conseguem. Então, por qual motivo eu não vou conseguir? Basta correr atrás de seus objetivos.

Tenha certeza do que você realmente quer. Isso porque, você precisa se certificar que é algo que goste e que tenha o seu perfil. Desse modo, você atuará com mais prazer e dedicação. Até mesmo para você ter mais confiança.

A dúvida só traz consequências ruins. Por exemplo, pode fazer com que você não tenha segurança na hora de começar um negócio e vacile em tomar uma decisão. Por isso, é preciso ter confiança.

Mas não se preocupe, pois o primeiro passo para o seu negócio próprio foi dado a partir do momento em que você começou a ler esse texto.

Essa já foi uma atitude deu rumo ao seu sonho de fazer o que gosta. Agora, continue a descobrir passos, que vão lhe ajudar a entender como começar a empreender de forma segura.

Avalie bem seu mercado local

Analise o mercado, entenda qual o comportamento dele com relação ao seu público-alvo e à concorrência. Sendo assim, esse é um passo muito importante sobre como abrir um negócio. Então, vá pessoalmente e faça uma pesquisa de campo. Afinal, trata-se de um investimento de uma vida inteira.

Na sequência, não desperdice a oportunidade de buscar informações para obter um negócio de sucesso. O seu concorrente é outro ponto importante para a análise dos negócios. Leve em consideração que todo mercado é muito competitivo em todos os setores.

Por exemplo, você quer abrir um restaurante. Mas já pode já ter outro investidor com a mesma intenção em sua região.

Logo, aquele que se destacar mais, com certeza, se dará melhor em relação à concorrência. Seja pela qualidade dos produtos oferecidos ou por tratar bem seus funcionários e público em geral.

Por fim, procure fazer o seu melhor sempre. Isso porque, você não deve ficar acomodado! Trace um plano de ação para alcançar seus objetivos.

Organize suas finanças

Organizar as finanças é outra parte importante na hora de aprender as dicas sobre como montar um negócio próprio. Então, controle todas as entradas e saídas e faça uma boa gestão financeira.

A pesquisa de campo também vai lhe auxiliar nesse sentido. Para isso, faça uma visita às unidades de franquia. Como dito, vá ao estabelecimento e torne-se um cliente. Dessa forma, prove os produtos ou serviços da marca e saiba quem são os consumidores.

Em seguida, procure entender detalhes como valores e aproveite para saber a idade dos consumidores. Claro que o público não se deixa enganar. Na primeira oportunidade, vão atrás de quem tem mais a oferecer.

Desse modo, se você puder agregar mais ao seu produto ou serviço, fará toda a diferença em relação a sua concorrência. Invista tempo, dinheiro, paciência e dedicação na procura, ou seja, no estudo do seu possível cliente e da parte financeira.

Planeje o passo a passo do seu investimento

Você precisa se organizar bem antes de começar a investir. Isso porque, um investimento sem planejamento tem muita chance de dar errado.

Afinal, sem uma boa organização financeira, de marketing ou de gestão você não saberá como progredir com a sua empresa. Então, se preparar para as adversidades futuras é muito importante.

Por exemplo, tem pessoas que fazem empréstimos para investir, e muitas pessoas acham isso um erro. Dependendo da situação e da falta de planejamento, pode ser mesmo.

Um fator importante que lhe ajudará a ter um bom planejamento futuro é ter um plano de negócio. Até porque, com ele, você terá o conhecimento do seu mercado e saberá o que fazer. Assim, estará preparado para as oportunidades e para as adversidades do mercado em que você escolher atuar.

Em outras palavras, com um bom plano de negócio, você saberá, por exemplo, quais estratégias adotar para que a empresa continue saudável. Assim, terá mais tempo para aprimorar seus negócios em outros pontos.

Invista em conhecimento

Buscar aprendizado na área de atuação é fundamental. Logo, cursos de capacitação são indispensáveis para entender melhor os desafios diários. Isso porque, eles ajudam a desenvolver a habilidade de identificar problemas e resolvê-los de forma rápida, eficaz e econômica.

Além disso, o conhecimento adquirido aumenta a confiança e a competência profissional. Estar bem preparado permite tomar decisões mais acertadas e enfrentar desafios com segurança.

Portanto, investir em capacitação não só aprimora habilidades, mas também amplia as suas chances de sucesso no mercado. Ou seja, o conhecimento é a chave para o crescimento e a inovação.

Opte por abrir uma franquia

O franchising é um modelo de investimento consolidado no mercado. Inclusive, o formato se destaca como um negócio que está sempre em alta.

Nele, o franqueador, dono da marca, concede o direito de uso dos produtos aos franqueados, seus investidores. Assim, permite que os franqueados vendam os produtos ou serviços e tenham sua loja da marca. Em contrapartida, o empreendedor paga uma taxa mensal para a franqueadora.

Basicamente, no modelo de franquias, você irá conseguir os direitos de comercializar um produto ou serviço de uma marca. Assim, poderá usar a logo, a mesma configuração de lojas e outras características típicas da empresa já consolidada no mercado.

Além disso, você receberá o apoio da franqueadora em todo o processo de abertura da franquia. Isso vai contribuir para que seus resultados sejam ainda melhores de forma mais rápida.

Logo, beneficia ambas as partes, tanto o franqueador como o franqueado. Assim, mostra mais uma vez, a colaboração para o desenvolvimento da rede de franquias.

Nesse sentido, o modelo de negócio foi pensado exatamente para que todos os lados saiam ganhando. Afinal, o dono da franquia terá sua marca espalhada pela sociedade de forma mais barata, bem como lucros.

Já o franqueador terá o próprio negócio já reconhecido pelos clientes, suporte para gerir a unidade e retorno financeiro satisfatório.

Como falamos, pense com o que quer trabalhar, pois você pode atender também uma área específica onde existe uma lacuna no mercado. Sendo assim, você identifica a necessidade do setor e pode preencher essa falta de profissionais.

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Entre as vantagens de abrir uma franquia estão o seu mercado e o seu modelo de negócio, que é bem seguro.

Existam pessoas empreendendo com sucesso, como os dados mostram. Mas lembre-se que, por meio de planejamentos estratégicos e definição de metas é que os objetivos são alcançados. Por isso, seguir um plano de negócios é tão importante. Sendo essa outra vantagem do formato franquia.

As metas vão lhe auxiliar na busca de um caminho mais assertivo, o que impedirá que você acabe por perder tempo e dinheiro.

Portanto, antes de empreender sem planejar e definir uma meta, tenha calma e paciência para organizar todos os passos.

Nesse sentido, analise na Circular de Oferta de Franquia (COF), da marca que você deseja empreender qual o valor do investimento inicial para abrir o seu negócio.

Isso porque, ao saber quanto deve ter disponível para abrir a sua empresa, você estará preparado para um mercado diversificado e expansivo.

Ainda, a franqueadora dispõe de equipes de treinamento para lhe repassar os padrões e a forma de gestão da sua unidade. Tudo isso para pôr a sua franquia para funcionar o quanto antes e da melhor forma possível.

Então, no modelo de franquias, como dito, você terá a segurança de investir em uma marca já conhecida no mercado. Dessa forma, tem a liberdade de empreender na área que combina com o seu perfil.

Ou seja, com o modelo de franquias você poderá escolher em qual mercado investir. Sendo assim, pode analisar antes suas condições e definir se realmente você deve empreender nessa franquia ou em outra no mercado. 

Então, se investir é o que você quer no momento, considere o franchising. Além disso, planeje-se e invista todas as suas energias, que os resultados poderão lhe surpreender. A seguir, descubra como começar um negócio com segurança.

Como abrir uma franquia para começar um negócio de forma segura?

Primeiro, entre em contato com a marca para obter informações detalhadas. Esse passo inicial ajuda a entender melhor a proposta da franquia. Depois, analise o negócio com cuidado, verifique se ele se alinha com seus objetivos.

Em seguida, como dito, avalie a COF para conhecer suas obrigações e direitos. Como já explicamos, planeje suas finanças, calcule o investimento necessário, inclua o capital de giro e custos operacionais. Esse planejamento é essencial para evitar surpresas no futuro.

Finalmente, invista na franquia com confiança. Ao seguir esses passos, você estará preparado para iniciar seu negócio de forma segura.

Tomar essas decisões com cuidado aumenta suas chances de sucesso no mercado de franquias. Afinal, o conhecimento e planejamento são fundamentais para um empreendimento bem-sucedido.

Nesse conteúdo, você aprendeu sobre como começar um negócio de forma segura. Ainda, conferiu dicas de como empreender com a sua própria franquia. Agora que está por dentro do assunto, escolha a marca que mais combina com o seu perfil, abra a sua unidade e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje