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Seja uma cliente oculto das franquias para escolher o melhor negócio!

Duas pessoas apertando a mão com um documento entre eles. Imagem ilustrativa texto cliente oculto franquias

Já ouviu falar sobre cliente oculto das franquias? Sabe como isso pode ajudar você a encontrar o melhor negócio e se destacar no mercado?

O sistema de franquias consiste em uma estratégia que visa permitir a replicação de um modelo de negócio em novas unidades por um empresário interessado.

Assim, esse novo empresário passa a explorar comercialmente uma determinada marca. Mas para isso, é necessário seguir um padrão, ação que faz toda a diferença no desenvolvimento de ambas as partes.

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Dessa forma, as marcas acabam buscando soluções de fiscalização para saber se todas as unidades da rede estão seguindo as normas estabelecidas pela matriz. É aqui que entra o cliente oculto.

Para entender o que essa figura faz e como ele pode ajudar você a se tornar um franqueado de sucesso, nós preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura!

Como ser um cliente oculto das franquias?

Vemos um homem mexendo no computador com um caderninho ao lado (imagem ilustrativa). Texto: cliente oculto franquias.
O cliente oculto trabalha com o objetivo de encontrar falhas.

Antes de você se tornar um cliente oculto das franquias, é preciso entender no que consiste essa função.

O trabalho dessa pessoa, também conhecida como cliente misterioso, é fazer a avaliação de uma unidade franqueada com base nos padrões e regras estabelecidas pela franqueadora.

Pois lembre-se que as franquias são empreendimentos que possuem algumas normas. Tudo isso com o intuito de manter a qualidade do atendimento e do serviço.

Afinal, imagine dezenas de unidades de uma empresa, mas que cada uma atende de uma forma e oferece produtos diferentes etc?

Essa desorganização criaria uma série de problemas, inclusive podendo levar a empresa à falência. Sendo assim, para garantir que tudo está caminhando bem, as marcas acabam contratando os clientes ocultos.

Podendo ser chamado também de uma espécie de auditoria, você vai avaliar a situação de uma determinada loja sem se identificar.

Em sua avaliação, será considerado os aspectos das instalações, se os processos estão sendo seguidos, a qualidade do atendimento, do produto e/ou serviço etc.

Essa se torna uma ótima estratégia para conhecer um pouco mais sobre uma determinada franqueadora, por exemplo, caso você tenha vontade de empreender e se tornar um de seus franqueados no futuro.

Para conseguir ter essa experiência é muito simples. Existem dois caminhos a seguir.

A princípio, você pode se cadastrar em empresas especializadas nesse tipo de mercado. Nesse caso, seria algo mais voltado para conhecer as diversas oportunidades de franquias que existem.

Agora, no caso de marcas que mais chamam a sua atenção, outra estratégia é entrar em contato com elas e descobrir como o processo é feito para se tornar um cliente oculto.

Vantagens de ser um cliente oculto antes de investir

Ao decidir se tornar um cliente oculto das franquias, você tem a chance de conhecer a fundo todos os detalhes do empreendimento antes de investir.

Ou seja, descobrir os processos, entender os pontos fortes da marca em questão, o que não lhe agrada, questões que fazem a diferença em comparação com os concorrentes etc.

Além disso, ao se tornar esse parceiro misterioso, é possível fazer comparações. Logo, as chances de escolher um empreendimento alinhado com os seus objetivos pessoais serão muito maiores.

Contudo, antes de chegar a esse ponto, você precisa ter certeza de que está apostando no segmento certo. Uma das grandes vantagens de empreender é conseguir escolher a área que você gosta.

Em outras palavras, não é aconselhável colocar dinheiro em algo que você não tem atração alguma, pois isso só vai gerar dores de cabeça.

Imagine você tendo que acordar todos os dias para trabalhar com algo que não lhe traz motivação? Não à toa, o processo de autoconhecimento é tão importante na hora de se tornar um franqueado.

Outra dica muito importante que podemos passar nesse momento é: não escolha uma marca apenas pelo retorno financeiro que ela pode oferecer.

Infelizmente, olhar apenas para esse critério faz com que você esqueça de considerar outros aspectos importantes de uma empresa, principalmente se tratando das franquias.

No franchise, o casamento tem que ser “perfeito”, ou seja, uma via de mão dupla em que ambas as partes caminham juntas rumo ao sucesso. Mas cabe a você encontrar a que melhor conversa com os seus objetivos.

Sendo assim, para ajudar você com isso, separamos o vídeo a seguir com algumas dicas para não cair em golpes. Portanto, confira agora mesmo!

Como o cliente oculto ajuda na padronização das franquias?

Quando uma marca vai atrás desses profissionais para auxiliar com o desenvolvimento do seu negócio, ela está em busca de entender alguns aspectos importantes.

Mesmo com todos os treinamentos e acessos ao suporte, é comum encontrarmos empresários que não seguem essas orientações.

Há quem não faça por um simples descuido ou falta de atenção. Isso é comum em qualquer franquia, desde as mundialmente conhecidas até as que estão há pouco tempo nesta estratégia de negócio.

No caso, aliado a um cliente oculto, é possível ter um dimensionamento maior do que está, de fato, acontecendo nas unidades.

Isso porque entre as funções desse profissional está fazer a análise crítica e imparcial de um local, bem como do atendimento, comportamento, auditoria das operações por telefone, on-line e presencial etc.

Com base nesses resultados, a franqueadora tem condições de aprimorar suas unidades. Ou seja, fazer um mapeamento dos pontos críticos do seu modelo, melhorar os processos, o gerenciamento de uma determinada unidade etc.

Não à toa, para se tornar um bom ajudante misterioso, você deve ser uma pessoa que gosta de fazer análises, atento a detalhes, organizado, discreto e, sobretudo, comunicativo.

Saiba como usar um cliente oculto após abrir sua franquia

Mesmo após abrir a sua franquia, você pode contratar outro profissional para ser o seu cliente oculto.

Nesse caso, as vantagens serão apenas para a sua unidade, além de ser uma maneira prática de entender como a sua equipe está lidando com os processos da rede.

A pessoa contratada poderá apresentar as dificuldades dos seus colaboradores no momento da venda de algo, ou na prestação de serviço, por exemplo.

Ou seja, trazer os prováveis problemas presentes no seu ambiente, onde é necessário aplicar mais treinamentos etc.

Assim, você terá condições de compreender todos os detalhes que podem estar prejudicando a sua unidade, ter insights sobre as mudanças a serem feitas para atrair mais clientes (dentro das normas da franqueadora, é claro).

Além de criar estratégias voltadas para o atendimento, conteúdos de qualidade e resolver problemas estruturais do negócio.

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre a prática do cliente oculto em franquias e as vantagens que isso oferece para os futuros empreendedores.

Diversas empresas adotam esse tipo de avaliação para conseguir ajustar os padrões da marca. E, no futuro, sabendo como as coisas devem ser feitas, o seu caminho para ter um negócio de sucesso será mais fácil.

Numa simples pesquisa, lendo a Circular de Oferta de Franquia (COF), é possível ter essa noção. Com todos esses pontos em mente, você conseguirá aproveitar muito mais a sua experiência como empresário.

Gostou do nosso conteúdo sobre cliente oculto? Então, confira o nosso artigo “O que é o test drive de uma franquia? Saiba como isso pode ajudar você!

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