O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Afinal, o que é capital de giro dentro de uma franquia?

Afinal, o que é capital de giro dentro de uma franquia?

Sumário

Ainda tem dúvida sobre o que é capital de giro? Entenda mais sobre ele e a importância para sua empresa. 

Se você quer começar sua empresa deve ficar por dentro de termos próprios comuns nesse contexto, que são fundamentais para o crescimento de um negócio. Por isso, ao longo do texto explicamos mais sobre o capital de giro. 

Para se ter ideia, segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2021, 50 milhões de brasileiros têm o desejo de se tornar empreendedores. Mas para isso, é preciso se preparar e buscar mais segurança na hora de investir. 

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é e para que serve o capital de giro?

Se você está procurando informações para abrir uma franquia, provavelmente já deve ter se deparado com algo relacionado ao capital de giro. Esse termo se refere a algo importante para quem quer começar um negócio. 

Isso porque, o capital de giro é justamente um valor que você precisa ter reservado, enquanto o negócio ainda não dá lucros. Ou seja, ele é que ajudará a manter a empresa nos primeiros meses, após o início das atividades. 

Afinal de contas, é normal que seu negócio demore alguns meses para realmente se firmar no mercado e trazer lucros. Então, para não correr riscos e conseguir continuar as atividades é preciso estar preparado. 

Desse modo, antes mesmo de realizar um investimento, é importante que você se organize financeiramente para ter um capital de giro disponível. O valor, inclusive, pode variar de acordo com o tipo de unidade, marca e atividades. 

Mas, de modo geral, ele precisa ser capaz de cobrir contas fixas como água, luz, internet, impostos, salário de funcionários caso haja uma equipe, entre outros. Esse valor vai ajudar a manter a saúde financeira da sua empresa. 

Como saber o capital de giro para uma franquia?

Foto de uma mesa com caderno e computador. Imagem ilustrativa para texto capital de giro.
Ao entrar em contato com uma franquia, você pode descobrir o capital de giro.

Agora que você já sabe qual a necessidade de capital de giro, é importante saber como encontrar esse valor na hora de apostar em uma franquia. Pois saiba que poderá descobrir essas informações com antecedência. 

Afinal de contas, em uma franquia já temos um plano de negócios que foi testado e que será reproduzido em novas unidades. Por isso, as informaçõe já estão definidas e a pessoa pode saber tudo com antecedência. 

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Sendo assim, você fica sabendo o valor do capital de giro quando receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento reúne todos os dados importantes sobre a franquia como valores, modelos de negócios, suportes e muito mais. 

Então, nele você terá acesso ao capital de giro necessário para começar a operar sua unidade. No entanto, esse valor também costuma estar incluso no investimento inicial divulgado pela marca. 

Ou seja, assim fica mais fácil se programar e se organizar financeiramente para começar um empreendimento. Com essas informações, é possível saber com antecedência se você terá condições financeiras para investir em algo sem correr riscos. 

E claro, você poderá fazer uma gestão financeira adequada para começar seu negócio com o pé direito. 

Como abrir uma franquia?

Após entender o que é capital de giro e como saber o valor necessário em uma franquia, também trouxemos informações para que você conheça o processo de abrir uma unidade. 

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

No momento de fazer um investimento, é essencial que você tenha um processo seguro e saiba como agir para encontrar a marca ideal. Por isso, separamos a seguir um passo a passo que pode te ajudar nesse momento. 

Planeje seu orçamento

O primeiro passo para abrir uma franquia é o planejamento, afinal de contas, você vai precisar investir seu dinheiro e tempo em algo novo. Nesse sentido, os custos costumam ser altos e podem haver riscos. 

Portanto, é essencial se programar para esse próximo passo e tomar todos os cuidados para que tudo seja feito com segurança. Assim, vale a pena colocar todos os seus gastos no papel e saber quanto é possível investir sem ficar prejudicado. 

Da mesma forma, você precisa entender se vai precisar recorrer a alguns serviços financeiros como linha de crédito, e se sim, será preciso pesquisar condições. Além disso, é necessário ter um capital de giro e saber como lidar com esse dinheiro. 

Foto de uma calculadora e um papel ao fundo. Imagem ilustrativa para texto capital de giro.
Organize suas contas antes de fazer um investimento.

Entenda seu perfil

Depois de se organizar financeiramente, inclusive para ter uma boa base para o capital de giro, é hora de você se conhecer melhor. Isso porque, esse também é um fator que influencia na escolha do seu negócio. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Já parou para pensar como é frustrante trabalhar com algo que você não gosta? Você terá que dedicar horas do seu dia em atividades que não são atraentes, com isso, será mais difícil conseguir um bom desempenho. 

Portanto, antes de procurar por qualquer franquia, tente se conhecer melhor e entender quais são suas preferências. Busque saber qual segmento você terá mais afinidade e qual modelo de franquia pode ser interessante, seja em loja, home office, entre outros. 

Pesquise por marcas de franquia

Após entender qual tipo de negócio você gostaria de operar e qual segmento terá um bom envolvimento, é chegado o momento de você pesquisar sobre as marcas existentes no mercado. 

São inúmeras possibilidades de negócios, em segmentos variados e com diversos tipos de formatos. Por isso, é essencial que faça uma busca cuidadosa para encontrar a opção mais adequada para você. 

Nesse momento, aproveite para conhecer muitas opções e tenha um leque amplo de possibilidades. Com isso, ficará mais fácil saber quais as franquias que mais combinam com o seu perfil e sua possibilidade de investimento. 

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Entre em contato com a franqueadora

Ao começar a pesquisar sobre as marcas disponíveis no mercado, você provavelmente irá encontrar aquela que chama mais a sua atenção. Assim, se prepare para entrar em contato e conseguir mais informações sobre ela. 

Inclusive, esse primeiro contato costuma ser feito pelo site da marca, onde você preenche um formulário. Dessa forma, a empresa vai saber do seu interesse e poderá ligar para você para conversar melhor. 

Logo, é normal que existam reuniões para que ambas as partes se conheçam. Você também vai precisar repassar dados pessoais para que a empresa descubra mais sobre você e sua capacidade de ser um franqueado. 

Nesse sentido, você poderá tirar todas as suas dúvidas e conversar com o representante para entender como tudo funciona. 

Mulher segurando celular na frente de um computador.
Mantenha contato com a marca para descobrir mais sobre ela.

Avalie os dados da marca

Depois de entrar em contato com a marca, você não pode deixar de avaliar todos os dados e informações sobre a franquia. Isso porque, é essencial conhecer a empresa a fundo antes de fazer um investimento e começar a trabalhar com ela. 

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Então, você pode começar analisando a COF, como dissemos, ela contém várias informações sobre a marca como valores de investimento, capital de giro, modelos de negócios e muito mais. 

Ou seja, este é o momento ideal para saber mais detalhes, descobrir como vai funcionar a parceria e o que esperar da marca. Assim, você pode entender sobre seus direitos e os seus deveres como franqueado. Saberá ainda, sobre os suportes que poderá receber. 

Mas saiba que na COF, você também encontra uma lista com nomes de franqueados e ex-franqueados. Desse modo, pode entrar em contato com essas pessoas e perguntar como tudo funciona na prática.

Elas já tiveram uma experiência completa com a franqueadora e podem compartilhar com você as opiniões sobre os suportes e a parceria de modo geral. Logo, você tem uma perspectiva mais realista sobre a situação. 

Adquira sua franquia

Até aqui, você pôde entender todo o processo para encontrar a franquia ideal. Então, ao chegar a conclusão, você já pode adquirir sua franquia. Para isso, é só seguir com toda a negociação. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Você terá um contrato para assinar, mas antes, deve analisá-lo com todo o cuidado, e caso esteja de acordo com tudo, poderá fechar negócio. Nesse momento também, você precisa fazer o pagamento inicial para começar a implantação. 

Então, passará pelo período de treinamentos para aprender todo o know how da marca, além de tirar as suas dúvidas e entender como tudo funciona na prática. 

Ainda, temos a implantação, seja em loja ou home office, em que é necessário encontrar um ambiente ideal, com as ferramentas adequadas para começar a operação. Logo, é importante se preparar com toda a atenção. 

Quais os custos envolvidos para se ter uma franquia?

Foto de um contrato do lado de uma calculadora.
Ao abrir uma franquia, você terá certos custos para lidar.

Viu como é o processo para abrir uma franquia? Mas claro que não podemos deixar de mencionar todos os custos que envolvem abrir uma unidade. Como dissemos, é importante se organizar para que consiga arcar com tudo. 

Para ficar por dentro de todas as taxas e valores, acompanhe as informações que reunimos a seguir. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Taxa de franquia

A taxa de franquia é um valor único que você precisa pagar para ter direito ao uso da marca. Ou seja, é a partir do pagamento dessa taxa que você poderá abrir sua unidade, usando toda a identidade da marca. 

Sendo assim, o valor da taxa de franquia pode variar muito de uma franquia para outra, e as formas de pagamento também. Então, ao entrar em contato, procure pelas condições mais interessantes para você.

Royalties

Já a taxa de royalties permite que você continue usando a marca, ou seja, também é algo ligado ao direito de uso. É possível que essa taxa seja cobrada, por exemplo, mensalmente. 

Mas claro, tudo pode variar de acordo com a marca, por isso, você deve consultar as condições na COF. Por lá, você pode saber como será cobrado e quais são os valores envolvidos. 

Fundo de propaganda 

Outra taxa muito importante que precisa ser paga é a de propaganda. Ela oferece toda a base para divulgação da franquia. Assim, os recursos são destinados para desenvolver campanhas e materiais de marketing. 

Dessa forma, ao pagar o fundo de propaganda você está contribuindo com todas as estratégias de promoção da sua unidade. Logo, a franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para esta área.

Ou seja, é uma forma de garantir uma divulgação de qualidade, com peças e estratégias interessantes para alcançar o público-alvo desejado. 

Custos operacionais do negócio

Como explicamos ao longo do texto, o capital de giro é necessário para dar fluxo de caixa na empresa e trazer mais segurança nos primeiros meses. Enquanto o negócio não dá lucro, ele pode custear a operação por um tempo.

Dessa forma, você precisa estar preparado para lidar com custos, já que várias necessidades e imprevistos podem surgir no dia a dia. Por isso, é muito importante se organizar financeiramente. 

Depois de ler esse conteúdo, você já sabe o que é capital de giro e sabe também como fazer para abrir sua franquia. Inclusive, você pode descobrir mais sobre as franquias se continuar acompanhando nosso portal. 

Por isso, confira nosso artigo “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil” e conheça boas opções de marcas. Reunimos ótimas dicas para quem quer começar um negócio! 

Se preferir, você também pode contar com a nossa consultoria gratuita e a ajuda de profissionais experientes. É só acessar henriquemol.com.br para encontrar a marca ideal para você.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje