Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: Moda

Como abrir uma franquia de roupa de sucesso? 5 dicas para começar seu negócio agora

Mulher loira sorrindo e segurando cabide com blusa branca pendurada ao lado de arara com outras roupas. Ilustração do texto sobre abrir uma franquia de roupa.

Abrir uma franquia de roupa pode ser uma chance de lucrar para quem tem afinidade com o segmento da moda. Então, acompanhe este artigo até o final para saber como abrir o próprio negócio de sucesso.

Como dito, esse tipo de empresa faz parte do segmento de moda. Logo, as franquias de moda brasileiras são grandes responsáveis pela internacionalização das redes pelo mundo. Atualmente, existem 35 marcas nacionais do segmento que se expandiram por outros países.

Sendo assim, investir em uma franquia de venda de roupas pode ser lucrativo. Sobretudo quando se faz bom uso do suporte da franqueadora.

Advertisement

Passos para abrir uma franquia de roupa

Abrir uma franquia de roupa conta com alguns passos, como planejar o investimento, selecionar as franquias, comparar, entre outros. A seguir, você vai conferir essas etapas.

Mas antes, é preciso ressaltar que cada negócio deste segmento tem sua própria forma de atuação. Assim, as possibilidades são inúmeras e é preciso escolher uma que combine com o seu perfil. 

Por exemplo, a franquia de loja de moda íntima, loja online, revenda multimarcas, lojas próprias direto da fábrica e muito mais. Portanto, escolha bem o nicho antes de tomar sua decisão.

Agora, confira os passos para abrir uma franquia de roupa.

1. Planejar seu investimento

O primeiro passo para abrir uma franquia de roupa é planejar esse investimento. Nesse sentido, o empreendedor terá a noção de vários aspectos importantes e necessários para o negócio. 

Ou seja, é um passo que ajuda a entender o valor que se pode investir e o que o empreendedor deseja desembolsar.

Além disso, é o momento de delimitar se o negócio será a renda principal ou extra. Afinal, no mercado de franquias existem diversos modelos de negócio e esse passo irá ajudar a analisar melhor essas opções para uma escolha mais acertada.

Mesa com dinheiro, notebook, papéis e calculadora de celular, enquanto pessoa segura uma caneta. Ilustração do texto sobre abrir uma franquia de roupa.
O planejamento financeiro faz parte da decisão do negócio de um franqueado de sucesso.

Esse planejamento também ajuda o empreendedor a se preparar financeiramente antes de fechar o negócio. Por isso, faz parte analisar o que pode investir, se tem o valor completo ou se precisa acumular um pouco mais etc. 

É um passo muito importante para o empreendedor não criar dívidas. Desse modo, evitando possíveis problemas financeiros futuros. 

Afinal, mesmo as franquias sendo um bom investimento é preciso escolher com cuidado e de forma racional. Isso porque, a melhor franquia é aquela que cabe no seu bolso. 

Por último, muitas franquias também oferecem a possibilidade de começar com um negócio menor que pode aumentar com o tempo e resultados.

2. Selecionar opções de franquia

Como já citado, o mercado de franquia de moda e vestuário apresenta diversos segmentos, que podem variar desde o modelo de negócio até nos produtos e serviços, por exemplo: franquias de fabricação própria, roupas infantis, moda feminina, masculina etc. 

Todos esses aspectos podem ser difíceis de escolher no primeiro momento. Para isso, é muito importante selecionar as opções de franquias e compará-las. 

Primeiramente, o empreendedor deve selecionar as opções de franquias disponíveis. Em seguida, já é possível delimitar certas franquias que melhor se encaixam na sua realidade e expectativas para o negócio, como um negócio principal ou um que sirva de renda extra.

Dessa forma, o empreendedor deve analisar o seu próprio perfil para que possa selecionar essas franquias. 

Então, excluir aquelas que não atendem os aspectos que ele deseja, ou que não vai de acordo com o seu perfil de franqueado. Essas franquias serão posteriormente analisadas e comparadas para pautar a escolha final. 

3. Abordar as franqueadoras

Com as opções das melhores franquias já selecionadas, é o momento de abordar as franqueadoras e analisar com mais profundidade cada uma delas. Todas as marcas possuem formulários que oferecem os contatos para falar com a rede. 

Nesse sentido, o empreendedor irá entrar em contato e conversar diretamente com a franqueadora. Esse passo é muito importante para entender como funciona a marca, se a comunicação é satisfatória, entre outros aspectos. 

Mulher usando fone de ouvido em frente a computador, em reunião online e com taça de suco ao lado. Ilustração do texto sobre abrir uma franquia de roupa.
É possível entrar em contato com a franqueadora de forma presencial ou online em todo o país.

Afinal, essa relação será duradoura depois da escolha final. Assim, o empreendedor pode entender tanto a franquia como a relação da franqueadora com o franqueado.

Na abordagem com a franqueadora é o momento também de tirar todas as dúvidas sobre o negócio. Portanto, você deve perguntar e esclarecer todas as dúvidas.

Nesse momento também é possível analisar a Circular Oferta de Franquias (COF). Neste documento estão diversos aspectos importantes do negócio. 

Incluindo contato de franqueados e ex-franqueados, valores a serem investidos, exigências básicas, perfil de franqueado, direitos e deveres de ambas as partes. Assim como o suporte oferecido pela franqueadora e as obrigações do franqueado.

4. Comparar as franquias analisadas

Outro passo para abrir uma franquia de roupas é a comparação das franquias analisadas. Desse modo, isso deve ser feito depois de pesquisar, selecionar as melhores opções e conversar com as franqueadoras. 

Com as melhores franquias já selecionadas, o empreendedor terá em mãos as opções que mais lhe agradaram. Essa comparação deve conter os principais aspectos e divergências entre as franquias. 

Então, é possível analisar qual será o melhor custo benefício. Além de conter aspectos de atuação, relação com a franqueadora, investimento inicial, entre outros. 

Outro ponto para pautar essa comparação é a reputação da franquia. Com uma pesquisa rápida o investidor pode ver se há muitas reclamações sobre os produtos ou serviços, possíveis processos judiciais e entender a opinião geral dos consumidores sobre a marca. 

Além disso, é importante conhecer como funciona a rotina das operações da unidade. Todos esses aspectos devem ser levados em conta e ajudarão o investidor a pautar melhor sua escolha.

5. Abrir a franquia

É possível fazer a escolha que melhor se encaixa com todos esses aspectos importantes. Dessa forma, o empreendedor pode começar o processo para adquirir a sua unidade franqueada e assinar o contrato de franquia

Mulher usando casaco bege em loja de roupas com manequim ao fundo. Ilustração do texto sobre abrir uma franquia de roupa.
Há diversos nichos possíveis para investir em uma rede de franquias de vendas de roupas.

Assim, o investidor passa pelo processo de implantação, padronização e abre o seu próprio negócio. O franqueado também recebe treinamentos iniciais e recorrentes para ele e seus funcionários. 

Isso, além de toda a transferência de know-how e estratégias desenvolvidas pela franqueadora. Esse suporte irá englobar desde o planejamento, implantação até a atuação do dia a dia.

Logo, o empreendedor começa a empreender com um modelo de negócio pronto, testado e aprovado. E ainda, conta com a segurança de gerenciar o negócio com o suporte de diversos profissionais capacitados em aspectos jurídicos, financeiros e de marketing. 

Mas é preciso que o franqueado faça sua parte! Isso porque, não adianta esperar bons resultados de braços cruzados. É preciso atuar junto com a franqueadora para garantir o sucesso do negócio.

Agora, continue a aprender sobre esse assunto. Confira alguns investimentos nessa área. Leia, “7 opções de franquia de moda masculina: veja a melhor para você.” Acesse e descubra!

Franquias baratas de alimentação: vantagens e opções REALMENTE LUCRATIVAS

Artigo anterior

Franquia de segurança residencial: 3 opções lucrativas para investir

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.