O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Quais os passos para abrir um negócio em outro país?

Acesse uma parte específica do artigo

mulher sorrindo em fundo rosa. Imagem ilustrativa do texto sobre abrir um negócio em outro país

Quais os passos para abrir um negócio em outro país?

Abrir um negócio no Brasil é a vontade de vários brasileiros. Mas outros enxergam no mercado exterior uma melhor chance de empreender e de lucrar. Confira como abrir um negócio em outro país.

O Brasil tem mais de 43 milhões

Advertisement
de empreendedores atualmente. Isso demonstra que o brasileiro gosta de empreender. Por isso, hoje, nós vamos lhe apresentar outra possibilidade, empreender no exterior.

Sendo assim, investir em um mercado no exterior pode ser uma boa jogada. Pois existem mercados mais lucrativos para abrir um negócio em outro país. Logo, você pode ganhar dinheiro se investir corretamente.

Advertisement

Passo a passo para abrir um negócio em outro país

Abrir um negócio em outro país é desafiador na vida de um investidor. Entre os passos necessários é preciso entender melhor sobre o ramo que deseja seguir e as leis da localidade. Confira.

Ao entrar em um mercado novo é como se estivesse aprendendo tudo do zero, da mesma forma que teve que fazer no Brasil.

Por isso, é preciso estudar o mercado, e esse momento é sempre complexo para um investidor.

Mas quando tem preparo fica muito fácil aprender e se moldar a um mercado desconhecido.

No entanto, investir no exterior não é só para quem já tem experiência. Sendo assim, pode ser explorado por investidores de primeira viagem.

Mas os cuidados devem ser tomados por qualquer pessoa, independente de sua experiência no mercado.

Tudo deve ser feito com mais cuidado ao investir em outro país. Afinal, existem leis e outros pontos que precisam ser observados.

Então, todos os seus passos devem ser feitos com mais cuidado e com a atenção redobrada, para não ter problemas.

Saiba bem o que você quer fazer

Antes de buscar entender sobre os negócios da sua empresa, você precisa entender no que quer atuar.

Então, basta executar os passos necessários para que seu negócio cresça, aplicando suas ideias e planos de negócio.

A sua ideia de negócio não precisa ser uma inovação, um mercado pioneiro. Mas um empreendimento com o seu toque e com o seu diferencial pode dar muito certo também.

Dessa forma, para alcançar o sucesso em um mercado antigo ou novo, você deverá estudar bem o seu público.

Além de verificar como está sendo a reação quanto ao seu serviço. Assim, poderá buscar melhorar o seu negócio frente ao mercado.

Dessa forma, decidir com certeza o que quer fazer é muito importante. Pois é a partir disso que você irá desenvolver os seus outros trajetos com o seu negócio.

Isso é começar a entender o mercado em que vai atuar e avaliar como é o público desse mercado. Ou seja, ver em que você vai ter que investir para abrir o seu negócio.

Esse tipo de preparo que, saber com clareza o que vai fazer, traz a um investidor.

Além disso, saiba o que fazer futuramente. Então, após definir o que vai querer fazer e em qual ramo irá entrar, trace algumas metas para o futuro.

Assim, isso lhe dará um norte para onde você deve ir com o seu negócio. Bem como em que investir, no que melhorar, para que seu negócio tenha cada vez mais público.

Estude o mercado do país

Muitas pessoas, quando vão investir, não se preocupam em estudar o seu negócio e entendê-lo.

Em sua grande maioria, esses são os que encerram com o negócio de forma rápida. Então, estudar o seu mercado e aprimorar seu negócio é muito importante.  

Conhecer o seu mercado é crucial para que seu negócio vá para frente. Isso porque, se você não entender o mercado do seu negócio, você não saberá como investir de melhor forma o seu dinheiro.

Sendo assim, estará mais próximo de falir o seu empreendimento do que de fazer parte de negócios que fazem sucesso. Então, entenda bem o seu mercado local, o mercado do país escolhido.

Sendo assim, descubra a necessidade do seu cliente e busque solucioná-la.

Analise a concorrência e tenha uma ótima rede de contatos. Desse modo, você poderá descobrir coisas que vão ajudar você a melhorar a sua empresa.

Já com a rede de contatos, você poderá obter informações e dicas, também para a melhoria do seu negócio.

Mas, principalmente, busque conhecer o público daquela região, desse país escolhido, para atender às verdadeiras necessidades deles.

E todos esses pontos se fazem ainda mais importantes por se tratar de um mercado no exterior.

Ou seja, você estará lidando com um público cujos hábitos e costumes são diferentes do povo brasileiro que você já conhece.

Então, busque estudar todos os pontos mostrados a fundo, e conheça bem o seu mercado no exterior.

Assim, suas chances de sucesso serão ainda maiores, já que com uma empresa no exterior é diferente o funcionamento.

Aprenda sobre as leis da localidade

Aprender sobre leis não é trabalho só de um advogado, você também precisará aprender sobre as leis do país.

Isso é muito importante para poder se sair bem e para não ter problemas jurídicos no futuro.

Em países como os Estados Unidos, por exemplo, as leis podem ser bem diferentes dependendo da região. Afinal, os estados americanos legislam com certa autonomia.

Desse modo, procure se aprofundar nas leis do país desejado e se atentar se elas não se alteram com o tempo.

Além disso, conheça as leis sanitárias e trabalhistas do país e as faça cumprir.

Isso para que seu empreendimento não tenha problemas com a justiça. Afinal, quanto menos problemas, mais fácil será de prosseguir e a população dará mais credibilidade ao seu negócio.

Além disso, ao ler e entender as leis de alguns países, você pode optar por aquele que tiver uma liberdade de comércio maior.

Ou seja, um lugar onde você ganhe benefícios ao investir, por exemplo.

Planeje-se financeiramente

Se organizar financeiramente é um ponto um pouco difícil para a maioria das pessoas. Isso porque, esse tipo de cuidado com as finanças não é ensinado na escola.

Ainda mais quando se trata de outro país, onde, o câmbio entre moedas pode complicar ainda mais o seu trabalho. Para esse tipo de preparo, tem o antes e pós a empresa.

Antes de ter a empresa propriamente dita, você já vai ter que se organizar financeiramente.

Isso porque, precisará de um grande capital para investir e ter o negócio funcionando.

Mas capital de giro e outros preparos financeiros são geralmente esquecidos. Então, garanta que a sua empresa tenha uma boa saúde financeira para que ela se mantenha no mercado.

Agora, após ter a sua empresa, você precisará de mais cuidados. Afinal, organizar as finanças do negócio é uma tarefa complicada.

Mas é essencial se você deseja manter a saúde financeira da sua empresa. Então, é bom fazer isso quanto antes e de forma correta, para não haver imprevistos.

Dessa forma, faça uma boa análise financeira na sua empresa. Vamos lhe mostrar alguns pontos importantes, que irão lhe ajudar na hora de organizar as finanças do seu negócio.

Faça uma análise da empresa e veja quais são os seus objetivos com ela. Assim, será mais fácil traçar planos e estratégias para alcançar o seu objetivo.

Defina quanto você irá gastar para alcançar esses objetivos. A partir disso, você começará a jornada rumo aos seus objetivos. Invista nos pontos corretos, aqueles que lhe darão retorno em seus negócios.

Busque organizar os repasses da empresa, o que fica como capital de giro e o que é gasto mensalmente com funcionários e outros gastos.

Que tal intensificar o seu conhecimento para se tornar um franqueado de sucesso? Para isso, conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Opte por abrir uma franquia

A franquia é um modelo de negócio em que o dono da marca concede o direito de uso dos produtos e serviços. Claro, mediante o pagamento de taxas mensais.

Assim, permite que eles vendam os produtos e serviços da marca e que tenham suas próprias lojas. Uma das maiores vantagens desse modelo de negócio é o apoio recebido da franquia.

As empresas que estão no modelo de franquias têm equipes de treinamento especializadas da marca. Assim, eles já sabem os padrões e a forma de gestão da marca, para lhe ensinar e pôr a sua franquia para funcionar quanto antes. Além do suporte 24 horas que você receberá.

Esse apoio recebido da franquia lhe dará mais segurança para investir. Sendo assim, segurança é o que você mais vai precisar em um mercado no exterior, para poder passar pelas adversidades.

Mas o modelo de franquias traz uma vantagem ao investir no exterior, visto que é muito mais fácil abrir uma franquia.

Além disso, você conta com uma empresa conhecida do mercado, que já tem no país. Inclusive, tudo será menos burocrático com a ajuda da franqueadora. Você pode abrir uma franquia do país ou levar uma marca brasileira para o exterior.

Um exemplo é a franquia Acquazero que, anos atrás, começou os seus trabalhos em São Paulo. Hoje, a marca já tem filiais no México, Estados Unidos e outros países. Além disso, está em processo de instalação de mais uma unidade na Austrália.

Ou a Cream Berry, por exemplo, famosa franquia de açaí que já tem projetos de expandir para o mercado no exterior.

Gostou de aprender os passos para abrir um negócio em outro país? Então, não perca tempo e abra já o seu!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje