O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Será que abrir franquia vale a pena? Tire suas dúvidas agora!

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher sorridente, conversando com dois homens, enquanto todos tomam café com uma xícara na cor branca. Ilustração do texto sobre abrir franquia vale a pena.

Será que abrir franquia vale a pena? Tire suas dúvidas agora!

Gostaria de saber se abrir franquia vale a pena para franqueados? Então, continue a leitura para aprender tudo sobre o assunto. Confira agora mais informações para apoiar sua escolha.

Os modelos de negócios de franquias estão sendo cada vez mais conhecidos e dando oportunidades para as pessoas crescerem na vida, por meio do próprio negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o segmento registrou um crescimento de 14,3%.

Desse modo, as franquias são uma forma de apostar em um empreendimento que oferece muitas vantagens, estrutura e suporte da franqueadora. Continue a leitura!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Afinal, abrir uma franquia vale a pena de verdade?

Para saber se abrir uma franquia vale a pena, nada melhor do que observar as estatísticas. De acordo com o Sebrae, comparando novos negócios com franquias abertas no mesmo período, 80% dos novos empreendimentos fecham suas portas antes de cinco anos de atuação. Enquanto isso, no modelo de franquias, fecham em torno de 15% dos negócios.

Ou seja, a resposta para franquias é positiva. Qualquer tipo de negócio oferece riscos. Mas se você tomar os cuidados necessários, sua franquia será bem-sucedida. Como os dados mostram, abrir um negócio começando do zero, é muito inseguro. Isso levando-se em conta que a marca não é conhecida no mercado, nem conta com uma estrutura como no franchising.

Enquanto que a franquia já tem um suporte da franqueadora, um público-alvo definido, um plano de negócios e mais. Logo, as franquias em Home Office, por exemplo, podem ser uma boa opção para quem deseja empreender.

Afinal, o franqueado tem também a credibilidade de uma marca e o valor de investimento inicial que cabe no bolso. Portanto, o modelo de negócio de franquias, conta com muitas vantagens. Confira abaixo quais são e entenda mais sobre o assunto!

Suporte da franqueadora

Antes de mais nada, é conveniente e de total interesse do franqueador, que as franquias tenham sucesso. Isso porque, é a expansão da sua marca que está em jogo. Logo, o franqueador vai lucrar muito mais com cada franquia aberta.

Sendo assim, com certeza o dono da empresa vai dar todo suporte aos seus franqueados. Aqui, você terá alguns exemplos de suporte oferecidos pela franqueadora aos franqueados. Nesse sentido, treinamentos para você e sua equipe de trabalho são um dos benefícios. Isso é fundamental, pois será necessário aprender como gerir o empreendimento.

Além disso, existe o suporte voltado para publicidade e marketing. Inclusive, há uma taxa de franquia que o empreendedor paga para a marca, que é específica para esta finalidade. Ou seja, para fazer toda a divulgação e tornar de conhecimento público a unidade.

Advertisement

Outro suporte é o apoio na hora de selecionar um ponto comercial. Essa escolha depende muito do local, que deve ter bastante fluxo de consumidores, de acordo com oferecimento dos produtos no segmento. Por fim, existe o suporte jurídico, onde são fornecidas instruções judiciais, administrativas e outros trâmites legais. Outro suporte é o apoio no projeto arquitetônico, que será estendido a todas as unidades.

Modelo de negócio predefinido

As franquias, por terem um modelo de negócio predefinido ou padronizado, têm todo um plano empresarial da marca, o que torna ainda mais fácil para o franqueado participar de um negócio já conhecido e que já deu certo.

Como dito, esse é um modelo em que o empreendedor corre muito menos riscos. Isso porque, conta com uma marca reconhecida. Nesse sentido, o modelo está sendo testado e aprovado perante o mercado por meio de outras unidades existentes há mais tempo.

Dessa forma, vai depender de você o sucesso da unidade, em geral, na parte em que o franqueado é responsável. Por exemplo, na forma de gerenciar, na dedicação, determinação e disposição para ajustar o que tiver errado. Então, esses pontos são essenciais para ser um investidor de sucesso!

Marca já estabelecida no mercado

Quando se trata de uma marca bem conhecida no mercado, faz uma grande diferença para um investidor. Desse modo, esse reconhecimento destaca a empresa. Com isto, se torna mais valorizada, sem contar no prestígio que dá aos produtos junto aos consumidores, que por sua vez, não abrem mão da sua preferência.

Advertisement

Por fim, o negócio só tende a expandir e ser cada vez mais rentável. Isso para ambos os lados, tanto para franqueadores, quanto para franqueados. Como dito, o franqueado começa a sua franquia com um plano de negócio pronto, testado e aprovado, com mais garantia de fidelização dos clientes.

Sistema de franquias em alta

O modelo de negócio das franquias está em alta, e a tendência é que todo esse sucesso só aumente. Afinal de contas, à medida que vai sendo mais conhecido, os investidores começam a entender as vantagens. Isso porque é um modelo muito atraente, sólido, visado por muitos empresários.

Inclusive, se tornou a solução para muitos investidores, em um país em plena pandemia, com empresas fechando as portas e milhares de desempregados. Sendo assim, você conta com um modelo predefinido, com pilar bem fundamentado, treinamentos para o franqueado, funcionários, marketing e divulgação ampla. Tudo isto, proporcionado pela franqueadora.

Logo, com o franchising, muitos que antes não podiam sequer sonhar em ter seu próprio negócio, ser seu próprio patrão, ter horários e dias flexíveis para ter mais tempo com a família e amigos, viram neste modelo de negócio a grande chance de realizar seu sonho. Além disso, outra vantagem é poder investir pouco nas microfranquias, já que também é um investimento menos arriscado. 

Inúmeras oportunidades de franquias

São muitas as oportunidades de franquias no mercado para você escolher, vários tipos, setores e preços. Assim, você vai optar por aquela que mais combina com o seu perfil. Tem as do setor de Alimentação, inclusive, marcas muito fortes e reconhecidas mundialmente, dentro deste contexto.

Advertisement

Dentro do próprio segmento, existem diferentes tipos, as de alimentos saudáveis, vegetarianas, churrascarias, entre muitas outras. Já ao escolher investir no setor da Beleza, Bem-estar e Saúde, você pode abrir salões de beleza, academias e negócios voltados para cuidados com a pele. Além disso, tem setor de Vestuário, que inclui moda fitness, casual, grifes elegantes, calçados etc.

Gosta de carros? Você pode abrir uma franquia especializada em Limpeza Automotiva. Dependendo do setor escolhido, existem as franquias mais caras com investimento alto e as mais baratas. Por exemplo, as microfranquias que também têm bom retorno e, como mencionado, baixo custo.

Por último, entenda que existem franquias para todos os perfis de franqueados. Quer trabalhar em casa? Então, é possível! Basta escolher modelos Home Office. Já se você prefere algo mais tradicional, existem muitas franquias de Lojas Físicas etc. Vale a pena pesquisar, você vai encontrar uma infinidade de alternativas.

Como saber se uma franquia vale a pena?

Existem dicas importantes de como analisar uma marca e escolher a franquia que vale a pena para você. Logo, é fundamental observar alguns fatores, para que assim, você possa saber por qual optar.

Sendo assim, o valor do investimento precisa ser compatível com o valor disponível para gastar. Analise o valor do retorno sobre este investimento por ser um modelo predefinido. Isso porque, já tem como saber sobre os lucros. Em seguida, comece a avaliar a reputação da marca no geral. Depois, verifique se o suporte da franqueadora é suficiente para estruturar sua franquia.

Advertisement

Mas é importante observar se a marca é consolidada e como é gerenciada. Além disso, verifique os números do mercado e se a franquia está dentro dos padrões determinados pela lei. Estude também como está o mercado em relação ao produto ou serviço escolhido. Outro dado importante: analise a agilidade de funcionamento do local.

Então, procure consumir o serviço da franquia para avaliar melhor. Por dentro de tudo isto, você terá condições de definir se trata ou não de um bom negócio. Logo mais, confira quais são as melhores franquias para investir e lucrar. Mas antes, entenda para quem o modelo é indicado.

Para quem o modelo de franquias é indicado?

O modelo de franquias é especialmente indicado para empreendedores que buscam um caminho seguro rumo ao próprio negócio. Logo, para aqueles que valorizam a segurança de uma marca consolidada, as franquias oferecem uma entrada estratégica no mercado. Empresários em busca de suporte e orientação encontram no sistema de franquias uma estrutura sólida para o crescimento.

Aqueles que apreciam a ideia de autonomia na gestão, aliada à expertise de uma rede estabelecida, também se beneficiam significativamente. Ou seja, o modelo de franquias se destaca como uma escolha inteligente para diversos perfis empreendedores em busca de sucesso no mercado.

Desvantagens de abrir uma franquia

Uma desvantagem é ter que seguir as regras da franqueadora. Afinal, é quem detém a marca, a empresa apenas cede o direito para você usar seus produtos ou serviços. Dessa forma, você não terá tanta flexibilidade. Isso porque, seguir as definições é o que garante o sucesso e o padrão de qualidade.

Advertisement

Nesse sentido, é preciso também pagar algumas taxas em uma franquia. Logo, esses valores são importantes para cobrir os custos. Além disso, o franqueado deve tomar alguns cuidados. Um deles é não entrar em um negócio sem analisar bastante. Em seguida, é preciso conhecer bem a marca e buscar informações ao máximo sobre a franqueadora e sua reputação.

Mas depois disso, se você deseja investir suas economias neste modelo de negócio, converse, se espelhe nos outros franqueados e abra o seu. Siga sua visão empreendedora, busque aprender e conte com sua franqueadora. Mas lembre-se que, o franqueado pode ser bem-sucedido e ter várias unidades franqueadas.

Melhores franquias para você investir

Explore oportunidades de investimento para abrir franquia que vale a pena com nossa seleção exclusiva das melhores marcas. Em um mercado dinâmico, escolher a franquia certa é indispensável para o sucesso nos negócios.

Portanto, apresentamos uma lista cuidadosamente elaborada, destacando opções em diversos setores. Assim, cada franquia foi escolhida pelo seu potencial de retorno e solidez no mercado.

Então, prepare-se para descobrir as melhores opções para investir e embarque em uma jornada empreendedora promissora. Analise, escolha sabiamente e conquiste o caminho do sucesso. Acompanhe!

Advertisement
...Carregando..

Qual franquia abrir para faturar bem?

Considere a reputação da marca, a demanda do mercado e o suporte oferecido pela franqueadora. Depois, faça uma pesquisa minuciosa sobre o histórico de sucesso e a rentabilidade no setor desejado.

Ao escolher uma franquia, avalie não apenas o potencial de faturamento, mas também a sua afinidade com o negócio e a capacidade de atender às expectativas do mercado local. Isso porque, a decisão informada é a chave para faturar bem no universo das franquias.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Passo a passo para começar a sua franquia

Primeiramente, estabeleça contato direto com a marca, conhecendo sua visão e valores. Em seguida, mergulhe na análise profunda do modelo de negócio, identifique sua viabilidade e alinhamento com seus objetivos.

Em seguida, a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF) é importante, pois fornece detalhes contratuais essenciais. Mas planejar suas finanças cuidadosamente é o próximo passo e garante a viabilidade do investimento.

Já a negociação direta com a franqueadora é uma etapa estratégica, alinhada expectativas e garante uma parceria sólida. Por fim, o investimento na franquia, quando todas as informações estão alinhadas, marca o início emocionante de sua jornada empreendedora.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu se abrir abrir franquia vale a pena. Ainda, conferiu dicas estratégicas e descobriu uma lista de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje