O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Abrir franquia de seguro de carros: vantagens e como escolher

Abrir franquia de seguro de carros: vantagens e como escolher

Sumário

Pensando em abrir franquia de seguro de carros? Pois essa pode ser uma ótima opção! Especialmente considerando o amplo público-alvo desse tipo de negócio.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos carros registrados no Brasil não têm um seguro. Nem para a sua proteção, nem para a proteção de terceiros. Isso representa cerca de 40 milhões de veículos sem este resguardo.

Ou seja, há um grande número de veículos que ainda precisam de proteção. O público-alvo perfeito para uma franquia de seguro de carros.

Mas essa não é a única vantagem de investir neste tipo de negócio. Para lhe apresentar os demais, confira o conteúdo abaixo. Continue lendo!

Vantagens de uma franquia de seguros auto

Você já atua no setor de seguros, ou descobriu o setor como uma boa oportunidade? Independentemente do seu histórico até aqui, é bem provável que você tenha pensado em uma franquia por seu reconhecimento. Acertamos?

Então, esse é um dos pontos mais atrativos de se investir em uma franquia. Não propriamente uma vantagem, mas uma característica presente em todo o setor de franchising.

Quando abre uma franquia, o empreendedor inicia uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado. Isso significa que terá a mesma marca da empresa matriz.

Esse aspecto é interessante porque o setor de seguros exige muita confiança do consumidor. Afinal, o usuário quer ter a certeza de que poderá contar com a proteção quando algo acontecer com seu carro.

Quando a marca já é conhecida no mercado, é mais simples que o consumidor pesquise sobre o negócio. Portanto, poderá verificar as boas opiniões de outros consumidores sobre a corretora.

Isso vai aumentar confiabilidade do seu negócio, atraindo os usuários à sua unidade. Um ponto bastante forte no ramo de franquias.

Com esse destaque realizado, é hora de falarmos sobre as vantagens de abrir uma franquia de seguro de carros. Veja nossa lista abaixo.

Plano de negócio da franquia

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócios da marca. Ou seja, o planejamento de todo o seu modo de fazer. Nesse plano você encontra diversos detalhes sobre o mercado no qual vai atuar, como desenvolver o negócio, custos e projeção de rentabilidade.

Do mesmo modo, esse planejamento permite visualizar um caminho a seguir, pontos que deve estar atento ao longo do trabalho.

Normalmente os empreendedores não têm muito tempo ou experiência para organizar um plano de negócios. No modelo de franchising você pula essa etapa e recebe o planejamento pronto, poupando tempo.

Nesse sentido, basta colocar o plano em prática para atuar. Como já foi testado em outras unidades, passou por correção sempre que necessário. Então, suas chances de erro são bem menores que em uma empresa iniciada do zero.

Segundo pesquisa, 23% das empresas novas no mercado vão à falência antes dos seus dois anos. No caso das franquias, essa porcentagem cai para 5%. O plano de negócio não é o único ponto que faz com que a franquia seja mais segura, com menos riscos de falir, mas é com certeza um dos mais importantes.

Suporte da franqueadora

Outro atrativo de abrir uma franquia é que o franqueado recebe uma série de suporte para atuar. Começando pelo seu treinamento para lidar com o negócio.

Essa capacitação pode ser feita de modo on-line ou presencial, algo que varia conforme a franqueadora. Além disso, muitas empresas mantêm esses materiais disponíveis para os franqueados em uma área específica.

Os franqueados também costumam contar com suporte de marketing. Ou seja, apoio para divulgação de sua unidade e atração de novos clientes. Isso geralmente inclui auxílio com o conteúdo para panfletos, redes sociais e orientações para publicidade virtual ou tradicional.

Como a franqueadora tem experiência no mercado, também conhece bem o público-alvo e direciona este trabalho de marketing. Assim, é mais eficiente e consegue atingir os seus consumidores em potencial.

O trabalho de divulgação é um ponto essencial para o sucesso do seu negócio. Cada franqueado é o responsável pelo marketing de sua unidade, mas conta com o suporte da franqueadora.

Nesse sentido, é comum que a franqueadora também oriente para o trabalho de marketing digital, um ponto fundamental para a atualidade. O meio virtual pode ser mais barato e eficiente para conseguir atingir o seu público. Porém, exige profissionalismo para que suas ações não se percam.

Ainda é possível citar a assessoria para escolha do ponto, suporte comercial, jurídico e mais. Esses auxílios vão variar conforme a franqueadora. Mas para empreendedores inexperientes, as orientações são ainda mais importantes, pois poupam tempo e direcionam melhor suas ações.

Dessa forma, para verificar o que cada marca oferece, você precisará ler a COF da empresa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia do negócio, que lista todas as informações sobre o assunto.

Catálogo variado de serviços

Uma franquia de seguro de carros costuma também ofertar outros serviços. Afinal, um mesmo consumidor pode precisar de diferentes proteções. Ter a oportunidade de ofertar todas contribui para o aumento do ticket médio do franqueado.

Entre os serviços ofertados costumam estar o seguro residencial, de moto, de viagem etc. Assim como serviços financeiros simples, como financiamentos, refinanciamentos e previdência privada.

Um diferencial para investir em uma franquia é que conta com um portfólio pronto. Porém, é importante que o interessado avalie cada rede, pois nem todas oferecem a mesma quantidade e qualidade.

Com essa variedade, o franqueado irá conseguir atender aos diferentes perfis de clientes. Seja oferecendo opções de preços mais em conta ou maior quantidade de seguros.

Baixo custo operacional

Abrir uma franquia de seguro de carros significa iniciar um trabalho de corretagem. Isso significa que você vai operar os seguros e apenas comercializá-los.

Logo, as empresas seguradoras continuam a ser as responsáveis por operar os serviços de seguros. Além de expertise no mercado,contam com a autorização da Susep para atuar. A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, e sua autorização é o que atesta a confiabilidade da seguradora.

Dessa forma, o franqueado de seguros será o intermediador entre o consumidor e a seguradora. Isso diminui consideravelmente os custos da sua operação, já que não terá que arcar com indenizações.

Outro fator que contribui para o baixo custo da franquia é que muitas delas são do modelo Home Office. Assim, não precisam de um espaço comercial para atuar.

Com uma franquia Loja Física, o empreendedor pode trabalhar em casa, em uma lanchonete, espaço de coworking e até na praia. Basta que tenha acesso à conexão com a internet e ao telefone, para realizar o atendimento ao cliente.

De qualquer forma, mesmo as Lojas Físicas não têm custos tão substanciais. Especialmente porque a franquia trabalha com serviços. Então, não é preciso manter estoque de produtos, o que custa caro.

Parcerias com seguradoras

Como explicado, o empreendedor de uma franquia de seguros é um corretor e não segurador. Então, precisará de parcerias para vender seus seguros.

Pensando nisso, as redes de franquias têm parcerias com diferentes seguradoras, com variados seguros. Dessa forma, o franqueado pode ofertar serviços de empresas diversas, buscando por bons preços ao consumidor.

Aliás, essa é a principal diferença entre um corretor de seguros e um agente de seguros. O primeiro pode trabalhar com diversas seguradoras, enquanto o segundo representa apenas uma delas. Quando as escolhas do cliente são limitadas, a venda de serviços pode se tornar mais difícil.

Do mesmo modo, com parceiras de renome, o franqueado ganha em credibilidade junto aos clientes. Marcas reconhecidas de seguradoras são um atrativo, pois o consumidor sabe que irá receber o seguro quando necessário.

Além disso, as parcerias conseguem ampliar o leque de opções para os clientes, principalmente em relação às cotações. Quanto mais parceiras, maiores chances de conseguir um orçamento que caiba no bolso do interessado.

Por isso, na hora de abrir uma franquia de seguro de carros, avalie cada uma das opções de mercado. Nesse sentido, busque empresas com um leque grande de produtos e parceiros. Isso será um diferencial para o seu trabalho no dia a dia.

Qual a melhor opção para abrir franquia de seguro de carros?

Escolher a melhor franquia de seguro de carros para investir é algo que merece atenção. Isso porque, são várias as opções no mercado, com propostas e custos diferentes.

Aliás, o custo do negócio é um dos pontos mais importantes dessa análise. Então, é preciso que você tenha capacidade financeira para investir e manter a empresa. Do contrário, o empreendimento poderá fracassar logo nos primeiros meses, quando o lucro costuma ser mais tímido. 

Uma das franquias neste segmento é a Quisto, rede de corretoras de seguros que tem um modelo atrativo, com um amplo catálogo de produtos. Nesse sentido, são mais de 95 tipos de contratos para oferecer aos clientes, além dos suportes dados pela franqueadora para auxiliar o franqueado.

A seguir, listamos alguns pontos que você deverá considerar na hora de escolher a melhor franqueadora.

Custo da franquia

Abrir uma franquia requer investimento variado, dependendo da marca escolhida. Por isso, é essencial avaliar algumas opções de negócio e verificar sua capacidade financeira. Inclusive considerando os custos mensais do empreendimento.

Uma franquia tem despesas simples, como a taxa de royalties e a taxa de marketing. A taxa de marketing é a que garante o auxílio do franqueado para a divulgação da sua unidade. Já os royalties funcionam como um “aluguel” pelo uso da marca.

Mas antes de se decidir por uma marca, o empreendedor deve analisar quanto cada uma delas cobra, bem como a sua política de comissionamento. Este ponto é fundamental, pois irá impactar nos seus ganhos recorrentes.

Do mesmo modo, compare as taxas de franquia das marcas e veja se é proporcional a tudo que a franqueadora oferece. Uma marca que está começando no mercado costuma cobrar mais barato, e as mais renomadas podem custar um pouco mais.

Veja também se os royalties são compatíveis com o que a rede oferece. Por exemplo, um sistema de cotação, treinamentos, entre outros pontos. Cada marca atua de uma maneira e com valores diferentes. Você deve entender isso para comparar suas opções no mercado.

Reputação da franqueadora

Sem dúvidas, um dos principais atrativos de investir em uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Isso porque deverá auxiliar o sucesso do negócio, já que a franqueadora saberá como atingir os melhores resultados.

Considerando este aspecto, é essencial que a dona da marca entregue hoje exatamente o suporte que promete ao franqueado.

Por isso, sempre pesquise a opinião dos franqueados atuais. Até porque, você precisa entender se estão satisfeitos com a franqueadora, Se não, por qual motivo? Na COF da marca tem os contatos desses parceiros. Saiba deles como é o dia a dia do negócio, se os ganhos são próximos do que lhe foi passado.

Da mesma forma, veja se já tiveram problemas com o pagamento das comissões ou então, dos prêmios para os segurados. Isso pode ser um indicador de que o negócio pode não ser tão atrativo.

Existem franquias bastante conhecidas e que têm muitos franqueados. Muitas vezes isso restringe sua zona de atuação, para evitar concorrer com outros franqueados. Nesse sentido, pode ser interessante buscar uma rede que está em crescimento, com mais espaço para atuar.

Sua pesquisa pode ser realizada na internet em um simples site de busca. Outra dica é entrar em contato com franqueados da marca, por telefone ou e-mail.

Enfim, tenha esse cuidado e paciência para entender o negócio do ponto de vista de quem atua mais próximo da realidade do mercado. Assim, terá um maior conhecimento e subsídio para fazer a melhor escolha.

Satisfação dos clientes

Outro ponto importante é a opinião dos clientes sobre a corretora. O que pensam? Quais as reclamações mais frequentes? Se a marca tiver uma reputação negativa entre os usuários, será difícil atrair consumidores à sua unidade. Afinal, 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar.

Hoje em dia um dos termômetros para conhecer sobre uma marca são as suas redes sociais e os comentários feitos lá. Pesquise sobre a franquia na internet e veja o que dizem sobre.

Além disso, na conversa com os franqueados e os ex-franqueados você consegue ter uma ideia do que os clientes pensam da rede. Por exemplo, se a franquia tem uma baixa taxa de renovação nos seguros é um indicativo de que não estão satisfeitos.

Do mesmo modo, se houve algum problema no pagamento para o franqueado, como algum atraso. São pontos que só com uma análise mais profunda consegue-se identificar. Porém, podem evitar que você “entre em uma fria”.

Catálogo de serviços

Como explicado, uma franquia de seguro de carros costuma contar com um amplo catálogo de serviços. Assim, o franqueado pode ir além da proteção para carros e obter maior faturamento.

Então, na hora de escolher a melhor franquia, verifique se essa variedade existe no negócio. Isso lhe dará segurança de que o seu rendimento será constante ao abrir uma franquia de seguro de carros.

Atualmente o mercado de seguros é bastante diversificado, com opções que incluem não apenas o seguro de carro, mas de diversos bens. Além disso, é comum que as franquias atuem com outros produtos, como financiamentos, empréstimos, plano de saúde, e por aí vai.

Um catálogo amplo aumenta suas chances de lucro. Ou seja, consegue vender mais para clientes que buscam proteções diferentes. Por outro lado, não se pode descartar uma atuação mais centralizada, especializada em um nicho de seguros. O franqueado pode sim vender apenas seguros de carro.

Nesse sentido, terá algumas mudanças, como para fazer um marketing mais direcionado para este tipo de público-alvo. Como cada tipo de contrato tem uma porcentagem diferente, pode ser mais interessante se especializar naqueles com comissões maiores.

Enfim, cabe a cada empreendedor analisar a sua própria situação, seus objetivos e até o seu mercado local. Dessa forma, tem a chance de buscar a melhor oportunidade para ganhar mais dinheiro.

Identificação com a marca

Imagine trabalhar com uma marca que tem valores e objetivos bem diferentes dos seus. Além de incômodo, isso poderia ser desestimulante, trazendo problemas ao negócio.

Por isso, antes de abrir sua empresa, será importante verificar se combina com o seu perfil. Avalie se o seu modo de atendimento, de escolha dos parceiros e outros aspectos se alinham com o seu modo de pensar.

Você representará a marca de franquia em que investir. Nada mais justo que também represente o modo como você vê o mundo e os negócios.

Portanto, busque conhecer o histórico da marca no mercado, junto aos franqueados e os clientes. São informações que dizem muito sobre a empresa e você deve estar atento a isso.

Pronto! Agora você já sabe quais as vantagens de abrir uma franquia de seguro de carros, e também como escolher a melhor opção.

Na hora de investir, não se esqueça de avaliar se esse tipo de negócio combina com o seu perfil. Até porque, é essencial ter interesse no setor para atuar nele. Assim, você poderá manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no empreendimento.

Agora que está por dentro do assunto, não espere mais para abrir franquia de seguro de carros.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje